Com efeito, foram já reactivados todos os Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades e criados outros nos distritos de Tambara, Chemba, Caia, Marromeu, Mutarara, Morrumbala, Mopeia e Chinde, nas províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia. que fazem parte do vale do Zambeze.
De acordo com o Administrador de Mopeia, Simão Manuel, o trabalho em curso no terreno visa essencialmente advertir a população ribeirinha que na sua área de jurisdição poderá registar-se a subida dos caudais dos rios Zambeze e Chire, numa altura em que o Comité Operativo de Emergência (COE) se encontra empenhado na implementação do respectivo plano de contingência desta época chuvosa e ciclónica.
Pelo menos 300 famílias, o equivalente a 1.500 pessoas, vivem nas áreas susceptíveis a inundações no distrito de Mopeia, concretamente nas ilhas Chamanga e Cocorico, cuja região conta actualmente com uma média de duas mil famílias, ou seja, dez mil pessoas nos sete bairros de reassentamento resultantes destas intempéries registadas nos últimos anos.
Um total de 12 comités criados nos sete bairros de reassentamento e nas zonas de Chamanga, Cocorico, Valeta e Brás, em Mopeia, se desdobram na divulgação de mensagens desta previsão meteorológica. A multiplicação de tijolos para a construção de casas melhoradas e o incremento de saneamento do meio na base de construção de mais latrinas melhoradas fazem ainda parte do plano de contingência em Mopeia.
Enquanto isto, no distrito de Caia, segundo o respectivo Administrador, José Cuela, encontram-se no terreno os seis comités formados para o efeito. A rádio comunitária local tem sido utilizada como outro meio de sensibilização dos camponeses para a retirada dos seus bens nas zonas de risco, sobretudo na época do pico de chuvas entre Dezembro e Janeiro.
Revelou que neste momento o distrito de Caia não conta com qualquer comunidade na zona de risco. O facto, segundo ele, deve-se aos sucessos alcançados no processo de reassentamento, havendo já mais de três mil pessoas a viver nas 600 casas melhoradas nos bairros de reassentamento de Zimbawe, Marra, Sombreiro, Inácio Bengala, Magagade, Nhacazize, entre outros.
Horácio João
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1112031