Quando foi a última vez que passeou pela cidade e a viu com outros olhos? Se está de férias reserve algum tempo para redescobrir o património da cidade e as histórias de cada um. A nossa proposta é um roteiro cultural pela cidade de Maputo.
1. Parta da Catedral Nossa Senhora da Conceição ao pé do Hotel Rovuma, na Praça da Independência. Visite-a porque vale mesmo a pena.
2. Do lado lateral à catedral encontra o Conselho Municipal. Não está aberto ao público.
3. Estando de frente para o Conselho Municipal desça as escadas e dirija-se para a Av. Josina Machel. Quatro blocos à frente encontra o memorial de Tregardt. Visite os murais.
4. Depois desça em direcção ao Centro Franco Moçambicano, antigo Hotel Clube. Um dos edifícios históricos da cidade. Aí pode tomar uma bebida na esplanada e visitar alguma das exposições que sempre acontecem. Tem ainda uma loja com artigos de jovens artistas, sejam estilistas, pintores, escultores…
5. Quando sair desça e verá do seu lado direito a famosa Casa do Ferro e ainda a estátua de Samora Machel. Por detrás tem o arco do Jardim Tunduru, um antigo jardim botânico – mas tenha cuidado não se aventure por ali sozinho.
6. Se gosta de arte dê um pulo ao Museu Nacional de Arte, na Rua Ho Chi Min.
7. Depois desça a Av. Karl Marx, vire à direita na Av. 25 de Setembro e encontra-se no Mercado Municipal ou Central. É o mais antigo da cidade. Aqui vai ser bombardeado com vendedores e convém visita-lo acompanhado. A confusão é mesmo muito grande.
8. Está no centro da Baixa. Se quiser ver Maputo do alto suba ao edifício de 33 andares e tire uma foto da cidade. A vista é mesmo muito bonita.
9. Quando descer visite a Mesquita velha e em seguida vá até à Fortaleza, na Praça 25 de Junho. Lá dentro tem algumas exposições e uma loja com artigos feitos de capulana.
Aos Sábados poderá comprar vários artigos típicos de Moçambique no famoso Mercado do Pau. Ainda neste local tem o Museu da Moeda. Tem várias moedas e notas portuguesas e está bem organizado.
10. Se ainda estiver com fôlego vá a pé pela Rua do Bagamoio até à estação dos Caminhos de Ferro de Moçambique. É muito bonita. Lá dentro tem um museu e um restaurante.
Texto: Teresa Cotrim e Pedro Curto
http://viajar.sapo.mz/descobrir/artigo/451