Um total de 183 projectos de produção de comida, financiados pelo Fundo de Investimento de Iniciativa Local, sete milhões de meticais, disponibilizados pelo governo central no quadro de desenvolvimento do distrito, estão em curso no distrito de Angónia, a norte da província de Tete, envolvendo 1.850 famílias.
Joaquim Cherene, administrador distrital, disse ao nosso jornal em Ulónguè, sede do distrito de Angónia, que no âmbito deste orçamento, foram financiados até ao final do ano passado 342 projectos, tendo criado igual número de postos de trabalho, sendo 33 de geração de emprego e 126 de geração de rendimento.
“No que toca aos resultados alcançados com este dinheiro, tenho a salientar que, de um modo geral, trouxeram uma impacto bastante positivo no seio das comunidades locais no distrito, que se traduz na melhoria das suas condições de vida concretamente o aumento das áreas de produção e produtividade, principalmente de cereais com destaque para o milho e hortícolas e não só, como surgimento de casas convencionais melhoradas nos povoados”-disse Cherene.
O administrador de Angónia afirmou que em várias zonas do distrito nota-se o surgimento de pequenos empreendedores locais com actividades de impacto positivo nas comunidades como a aquisição de moageiras, o que veio a reduzir de certa maneira as longas distâncias que eram percorridas pela população à procura destes serviços, aumento da rede comercial rural de tipo cantinas e bancas informais.
O incremento da produção agro-pecuária elevando os efectivos de gado são alguns dos resultados benéficos transportados pelo Fundo de Investimento da iniciativa Local no seio da população rural no distrito de Angónia.
No que se refere aos reembolsos, Joaquim Cherene, revelou que os mutuários estão paulatinamente a devolver o dinheiro emprestado nos últimos anos o que revela o conhecimento dos objectivos do governo na disponibilização deste valor às comunidades para a transformação do distrito em pólo de desenvolvimento do país.
“O movimento de reembolso nos últimos dois anos vem conhecendo melhorias significantes. Durante o ano passado 2009, conseguimos recuperar cerca de 1.670.400,00 meticais do valor disponibilizado ao distrito. Os beneficiários já estão sensibilizados sobre os objectivos essenciais deste empréstimo, pois, com o apoio directo das autoridades locais concretamente os líderes comunitários, estão a canalizar de volta o dinheiro emprestado” frisou Cherene.
O distrito de Angónia localiza-se a nordeste da província de Tete, no planalto Angónia/Marávia, com uma altitude de 1.300 metros, uma superfície de 3.427 km quadrados, limita-se ao norte e nordeste pela República de Malawi, sul e sudeste pelo distrito de Tsangano e oeste pelo distrito de Macanga. A vila de Ulónguè, sede do distrito, dista cerca de 235 quilómetros da cidade capital da província de Tete.
De acordo com os dados revelados pelo censo populacional de 2007, o distrito conta presentemente com cerca de 335.808 habitantes, dos quais 175.069 são mulheres e 160.739 homens, com uma densidade populacional de 97,9 habitantes por km2.
JN
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1101234.html