Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Biscates: Quando um emprego só não chega
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 25/11/2010 21:32

A época de crise é propícia à criação de hobbies rentáveis. Passatempos que puxam pela criatividade e até podem levar a um negócio próprio. Já pensou em ter um biscate?

 

Quem é que nunca pensou em ter um segundo trabalho, um passatempo que desse mais algum dinheiro ao fim do mês? O SAPO Mulher falou com 3 mulheres que para além dos seus empregos a «full time», têm uma outra actividade em paralelo.

Se tem algum tempo livre e alguma criatividade, porque não pensar em aprofundar algum gosto pessoal ou uma ideia para um negócio? Veja o exemplo destas mulheres que deram um passo em frente e partilham agora o seu testemunho.

Marta Costa tem 27 anos e há 3 anos e meio que trabalha como recepcionista. Para além desse trabalho principal, a jovem decidiu também investir num biscate: unhas de gel.

«A ideia surgiu de uma amiga esteticista que me deu formação, depois comprei o material», conta-nos Marta. Para promover esta actividade, recorreu às novas tecnologias, fez o blog
Nails4Woman e uma página no facebook, mas também pensa em «fazer flyers».

Marta começou esta actividade há cerca de dois ou três meses por «gostar», mas também para «ganhar mais uns trocos». Quando questionada se é um biscate que pode crescer, a resposta foi imediata, «claro que sim».

Paula Silva, tem 32 anos e desde 2001 que trabalha numa escola pública como assistente administrativa, mas não só. Em 2008 criou o blog
Cantinho das Artes com vários trabalhos de arte decorativa executados por ela. «Nunca segui para uma escola artística, por falta de meios financeiros» refere, mas fez um workshop de cartonagem em tecido, faz muitas pesquisas na internet e participa em fóruns.

Com este biscate, a assistente consegue aliar o «hobbie à parte financeira». No blog, coloca todas as peças que faz, falamos de «sabonetes, vidros com aplicações de técnica de guardanapo, velas decoradas, caixas de chá, telas».

Paula só trabalha à base da encomenda e a altura em que recebe mais pedidos é na época natalícia, depois estagna no Verão. Sobre um dia abrir uma empresa em nome próprio, Paula considera ser muito difícil porque «o ramo está saturado».

Cátia Nunes, tem 31 anos e é webdesigner há cerca de 10 anos. Nos tempos livres tem um passatempo mais lucrativo, faz bolos. «Começou há dois meses por brincadeira», mas agora já recebe quatro encomendas por semana.

Cátia diz que faz os bolos por hobbie, mas também para ajudar a nível financeiro. A ideia surgiu com uma «onda dos bolos decorados com pasta de açúcar»; a webdesigner foi investigar, comprou uns livros e «nunca mais parei».

Mais uma vez a forma de comunicação deste biscate é através das redes sociais, facebook e o blog
Blue K - Cake Design. Para Cátia, «são muito importantes para a divulgação hoje em dia. É mais do que um cartão, um mail ou um telefone», finalizando que «as pessoas vêem as fotografias e o trabalho que eu faço».

Este é o 2º biscate de Cátia. Antes já se tinha dedicado à bijutaria e chegou mesmo a participar em feiras de artesanato. A publicidade também era através de um blog. Para a jovem, esta «é uma ideia com futuro e se tudo correr bem, quem sabe um dia largo o webdesign e viro-me para os bolos».

Como pode ver, ideias simples podem dar algum lucro. Só precisa de ter confiança e seguir em frente com os seus sonhos.

@ Carla Sofia Silva

http://mulher.sapo.pt/carreira-vida/carreira/biscates-quando-um-emprego-so-1108246.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados