História do Fado
Quando se fala de fado, cada cabeça sua sentença. Por muito tempo que se tenha dedicado ao estudo da história do fado, as conclusões são tudo menos coincidentes. Quais são, afinal, as origens do fado?
Há pelo menos um facto que parece ser unanime. O fado deverá ter surgido no século XIX. São várias as teorias. Uma refere que o fado é de origem árabe. Outra aponta a música brasileira, nomeadamente as chamadas modinhas, como a base do fado. Uma terceira teoria refere que a primeira vez que se ouviu fado foi na voz dos marinheiros que cantavam na proa dos barcos. Há ainda quem defenda que o fado surgiu na voz do povo, nas ruas da cidade de Lisboa, como uma forma de expressão de sentimentos.
O fado é realmente uma musica quase sempre triste, segundo o fado é sorte, e da sorte até á morte ninguém foge. Cantado geralmente isto antigamente, nas tabernas e tasquinhas nas ruelas de Lisboa, que revelava muita vez a dor e a revolta, e também muitas vezes o ciume com um cheirinho a copos e traição.
A guitarra seu complemento fundamental, dedilhada com muito sentimento.
Hoje porém o fado já é um pouco diferente menos triste, e também acompanhado por variados instrumentos, o que empresta um pouco mais de positivismo e até um pouco de alegria.
Assim vou deixar-vos o Fado e o Violino (que outrora diziam ser o instrumento do diabo).
A todos um bom fim de tarde.
São Percheiro