
Sabia que existem vários alimentos que nos ajudam a acelerar o nosso metabolismo, de modo a auxiliar a perda daquela "barriguinha" indesejável, e que em simultâneo fornece uma grande variedade de benefícios? Quer saber mais?
Neide Rangel (www.expresso.pt) 12:46 Sexta feira, 26 de Novembro de 2010 |
De uma forma sucinta, o Metabolismo é a energia que gastamos para manter as funções químicas e físicas do nosso corpo. E dá-se o nome de Taxa Metabólica à velocidade com que usamos as reservas de energia, e esta encontra-se relacionada com vários fatores, tais como: idade, composição corporal, sexo, genética, atividade hormonal e alimentação.
Quais os fatores que podemos controlar ?
Assim sendo, existem fatores que podemos ser nós os responsáveis de controlar, como a quantidade de massa magra/massa muscular presente no corpo (as pessoas que a possuem em maior quantidade, têm um maior gasto energético), portanto uma prática regular de atividade física é aconselhada (de preferência com orientação de um profissional da área).
Outro fator que podemos dominar é a nossa dieta diária , as escolhas que fazemos todos os dias, para este ponto falamos então de alimentos termogénicos , ou seja, são alimentos que necessitam de um desgaste calórico maior para ser digeridos, são responsáveis por 10% do gasto de energia. Existem vários alimentos termogénicos , mas vou abordar apenas dois.
Camellia sinensis ?
Da planta Camellia sinensis surgem vários tipos de chás (branco, verde, vermelho e preto), a diferença entre eles está na altura da colheita e do processamente utlizado. Os chás que estão no seu estado mais puro (pois são menos processados), é o chá branco, que é colhido quando as folhas são jovens e não sofrem efeitos de oxidação, e o chá verde, que são as folhas da planta e estas passam por um processo de oxidação (sem chegar à fase de fermentação - chá vermelho e preto).
Ambos os chás são considerados alimentos termogénicos muito potente s, que segundo vários estudos apresentam propriedades e os seus benefícios que não podemos deixar de referir (como por exemplo: previne cáries, previne o envelhecimento precoçe e doenças degenerativas, é um forte diurético, previne problemas cardiovasculares, protege a pele, auxilia no combate de cancros, ajuda na perda de peso, ativam o sistema imunológico e auxiliam na redução do mau colesterol - LDL ). Mas ressalto, a importância de uma prática regular de exercício físico, acompanhado com uma dieta alimentar controlada, para potenciar (ainda mais) os resultados pretendidos.
Os ingredientes mais ativos são: poderosos antidoxidantes ( flavonóides, polifenois e epigalocatequina galato - EGCG), vitaminas C, K, B1, B2 e ácido fólico e manganês.
Para que o resultado pretendido aconteça ("queimar" gordura, ou perder volume, ou potenciar a sua saúde), é necessário que o consumo seja regular, ao longo do dia e de preferência entre as refeições (evitando o consumo noturno, devido ao efeito da cafeína presente em ambos os chás, podendo prejudicar o seu sono), ajudando no controlo do apetite .
A dose aconselhável, varia entre 4-5 chávenas de chá por dia (se cada uma tem cerca de 200 mL, logo ao longo do dia é aconselhável tomar entre 800mL a 1L de chá)
Não é recomendo o consumo a crianças, a grávidas, a mulheres que se encontrem a amamentar, pessoas que possuem hipertensão arterial (tensão arterial elevada) ou a tendência para elevar, refluxo gastroesofágico, gastrite e úlceras gástricas. Como preparar o chá ?
Para preparar o chá branco (sabor adocicado) e o chá verde (sabor mais amargo), não é recomendado utilizar a água em ebulição, logo assim que a água começar a ferver retire do lume/chaleira e acrescente as ervas (1 a 2 colheres de chá - 3 a 5 g - dependendo da quantidade de chá que irá fazer e do seu gosto), e deixe repousar 3 - 5 minutos, sem adicionar açúcar. Experimente adicionar uma folhas de hortelã ou hortelã-pimenta ... Fica com um sabor muito especial.
O ideal será fazer a quantidade chá que pretende tomar ao longo do dia (controlando assim a sua toma diária) e guardá-lo numa garrafa térmica (evite recipientes em plástico ou alumínuo, pois podem prejudicar as componentes do chá) e consuma à temperatura que gostar (frio ou quente).
Prefira o chá nas embalagens com as folhas, do que os já preparados em saquetas, pois para além de ser "mais puros" , são mais económico, pois demoraram mais tempo a terminar.
Em jeito de conclusão, penso que deu para verificar e entender um pouco melhor a diversidade de benefícios que este alimento tão poderoso nos pode proporcionar, e termino com uma citação de Mohandas Gandhi que com muita sabedoria diz-nos " A verdadeira felicidade é impossível sem a verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".