Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: MÚSICA POR UMA BOA CAUSA - Domingo, 12 Dez 2010, 11:00 -22:00 - Grande Auditóri
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 05/12/2010 12:48

Um dia cheio de música. Recolha de instrumentos musicais para Moçambique e Médio Oriente.

 

A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe o evento Música Por Uma Causa, no dia 12 de Dezembro. Trata-se de uma iniciativa integrada na programação Gulbenkian Música 2010/2011, que propõe recolher instrumentos musicais destinados sobretudo a escolas de música de Moçambique, mas também de outros países africanos e do Médio Oriente.

Abrindo as suas portas a todos quantos se queiram associar a esta iniciativa, Música Por Uma Causa lança a ideia de que um instrumento já não utilizado, mesmo em mau estado, pode ser aproveitado e ajudar na formação musical de jovens em situações seriamente desfavoráveis.

Paralelamente à recolha de instrumentos, Música Por Uma Causa, que decorrerá ao longo do dia, das 11h00 às 23h00, inclui uma programação musical variada - concertos, filmes, conferências, ateliês e encontros com músicos -, com muitas actividades direccionadas a um público mais jovem e todas de entrada livre (consultar programação detalhada).

«Este vai ser um dia muito especial para nós – diz Miguel Sobral Cid, responsável pela coordenação deste evento. Esperamos uma grande adesão por parte do público, uma enchente de crianças e de famílias para este dia cheio de música com uma larga oferta de bons concertos e outras actividades. Ao mesmo tempo, estamos a contribuir, de uma forma diferente, para uma causa social, através da recolha de instrumentos.»

Particular destaque nesta programação terá a apresentação da obra Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, pela Orquestra Gulbenkian dirigida por Joana Carneiro e com a narração de Catarina Furtado, concerto este que assinalará o lançamento do último CD da Orquestra Gulbenkian - precisamente com esta obra e ainda O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, e Guia da Orquestra para Jovens, de Benjamin Britten. Também o Coro Gulbenkian, dirigido pelo maestro Jorge Matta, apresentará um programa bastante apelativo, onde o público terá também oportunidade de cantar com aquele agrupamento.

Para além destes dois concertos, contam-se ainda actuações de outros artistas e intérpretes que decidiram associar-se a esta acção de solidariedade. Entre eles, a Orquestra Geração, Divino Sospiro, o grupo de percussão Drumming, Mário Laginha Trio, Moreira’s quinteto, Bernardo Sassetti e Beatriz Batarda, Pedro Carneiro com João Pacheco, no âmbito do Programa OCP / Solidária, Carlos Martins juntamente com Nelson Cascais e Alexandre Frazão, e Pedro Gomes ou Filipe Melo. Serão ainda exibidos vários filmes sobre a temática da inserção social através da música e realizados ateliês e demonstrações de reparações de instrumentos.

Música Por Uma Causa é fruto de um parceria com Music Fund , uma instituição internacional fundada em 2005, que apoia a formação musical de jovens de países em desenvolvimento e em zonas de conflito, tendo a Fundação tomado parte activa nesta peculiar campanha solidária.

«Este tipo de evento – refere Lukas Pairon, fundador e presidente de Music Fund  - foi desenvolvido com sucesso noutras capitais europeias (Paris, Madrid, Bruxelas ou Amesterdão), tendo como resultado a distribuição de centenas de instrumentos por países como a Palestina, a República Democrática do Congo e Moçambique – outros países virão a ser contemplados em futuras campanhas. Na última destas iniciativas, realizada no ano passado em Madrid e onde foi batido o recorde de ofertas, foram reunidos cerca de 400 instrumentos musicais». A cada instrumento recolhido é atribuído um número de registo, o que permite a cada doador ter conhecimento da utilização dada ao seu instrumento, sabendo sempre onde se encontra e quem o adoptou. Para além de distribuir instrumentos, Music Fund  apoia também a formação de técnicos locais para garantir a sua manutenção e reparação.

Uma vez que todos os instrumentos doados são sujeitos a uma reparação, a campanha vai também incentivar donativos financeiros. Estes incentivos destinam-se não só a suportar o envio dos instrumentos para a sede do Music Fund , em Bruxelas, como também a garantir a sua posterior reparação nas oficinas e luthiers parceiros do projecto.

 

Para mais informações contacte musicaporumacausa@gulbenkian.pt ou consulte www.musicfund.be.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados