Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Aprenda a ser assertivo com boas maneiras
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 06/12/2010 10:58

Aprenda a ser assertivo com boas maneiras
05 | 12 | 2010   22.38H
Isabel Stilwell

 

Há pessoas que nos tornam a vida muito mais difícil. São aquelas que percebem que não gostamos de confrontos, nem conflitos, e usam essa fragilidade para impor a sua vontade. Estão conscientes de que a sua proposta ou pedido nos vai deixar entre a espada e a parede, mas aproveitam-se claramente da dificuldade que temos em dizer que não.

Em tempos de crise estes “oportunistas” desenvolvem-se como cogumelos (dos venenosos), porque percebem que o ambiente profissional nos dá ainda menos margem de manobra – “afinal, não temos todos de remar para o mesmo lado?”, diz o chefe, enquanto nos pede que dispensemos um fim-de-semana para resolver um problema que só a sua incompetência criou, ou afirma o colega que se aproveita da nossa bondade (ou idiotice).

Mas a lição a tirar não é a de que é preciso eliminar os oportunistas, tarefa impossível, mas que é urgente mudarmo-nos a nós mesmos. Porque, convenhamos, somos os únicos que estamos a desempenhar mal o nosso papel. Por algum defeito de educação, impingiram-nos a ideia de que temos de ser bonzinhos e colaborantes sob risco de que os outros deixem de gostar de nós, ou nos rotulem de pessoas difíceis, complicadas ou com mau feitio. Sempre que tememos um desses rótulos, recuamos e cedemos, como se a única alternativa fosse partir a cara ao provocador.

O pior é que depois nos roemos por dentro, engrossando a lista dos doentes de úlceras de estômago.

 Aquilo que ninguém nos ensinou foi a ser “assertivos com boas maneiras”, como diz o Eduardo Sá. A


 defender os nossos direitos e intuições, com firmeza, mas sem ofender ninguém, a dizer Não, por razões que acreditamos ser as certas, sem temer magoar os outros, ou melhor com a consciência de que mais vale sermos verdadeiros, no momento certo, do que arrastar mal entendidos. É um exercício que demora, é preciso desaprender muito do que nos ensinaram, mas é possível. Pode começar já hoje a treinar.


http://www.destak.pt/opiniao/82098-aprenda-a-ser-assertivo-com-boas-maneiras?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DestakRSS+%28Destak.pt%29



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados