10/12/2010
A campanha de algodão 2009/2010 deverá permitir cerca de 27 milhões de dólares americanos em receitas, segundo previsão do Instituto de Algodão de Moçambique (IAM) divulgadas hoje pelo jornal Notícias.
O jornal refere que devem ser exportadas e 23 mil toneladas de fibra de algodão, correspondentes a 24,5 milhões de dólares e 31 mil toneladas de semente, que vão render 2,5 milhões de dólares.
Até finais do terceiro trimestre do ano em curso, Moçambique já exportou perto de quatro mil toneladas o que representou cerca de 6 milhões de dólares.
O mercado asiático continua a ser o destino preferencial da fibra de algodão moçambicana, com 92 por cento, seguido de África, com sete por cento e a Europa que importou apenas um por cento do volume total da fibra.
O IAM previu para esta campanha a produção de 61 mil toneladas, o mesmo que 121 mil hectares da cultura. É destas quantidades que se espera tirar 23 mil toneladas de fibra e 36 mil de semente.
A Província de Nampula destaca-se como a que mais produz algodão, com 40 porcento do total nacional, seguida de Cabo Delgado, 26 por cento. Esta última liderou as campanhas anteriores.
(rm/macauhub)
|