Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: CAHORA BASSA
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 19/12/2010 21:25

Cahora Bassa incremente volume de descargas a partir deste Sábado 
18/12/2010

A Administração Regional de Águas para a Bacia Hidrográfica do Zambeze (ARA-Zambeze) vai incrementar, a partir de sábado, as descargas dos 3.200 metros cúbicos para 4.400, devido ao elevado volume de água que aflui à barragem de Cahora Bassa.

A medida, segundo um comunicado de imprensa da ARA-Zambeze, tem por objectivo garantir a segurança hidráulica e operacional da barragem.

O incremento das descargas terá como resultado imediato a subida do nível hidrométrico que poderá atingir 4,80 metros na cidade de Tete, capital provincial, a partir de domingo, mas podendo registar algumas oscilações caso ocorram chuvas.

A situação é válida para a zona do Baixo Zambeze nos distritos de Tambara (Manica), Chemba, Caia e Marromeu (Sofala), Mutarara (Tete) e Mopeia, Luabo e Chinde (Zambézia).

A partir de terça-feira poderá registar-se uma subida geral dos níveis hidrométricos, sendo para Mutarara cerca de 5.40 metros, originando o isolamento de Inhangoma e podendo afectar alguns pontos de acesso a Sena-Mutarara, bem como criar inundações localizadas em Caia.

Neste último distrito espera-se que o nível hidrométrico atinja os seis metros e em Marromeu o nível previsto é de 5.80 metros, podendo inundar alguns acessos entre a vila sede e as comunidades circunvizinhas.

Face ao cenário, o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), usando toda a sua rede de alerta já começou a efectuar apelos à população ribeirinha do Zambeze, seus afluentes e nas zonas propensas a inundações, com destaque para a cidade de Tete, os distritos de Tambara, Chemba, Mutarara, Morrumbala, Caia, Marromeu, Mopeia, Luabo e Chinde.

O apelo do CENOE é extensivo aos agentes económicos com vista a sua retirada para locais mais seguros e evitar a travessia de cursos de águas.

A bacia do Zambeze mantém-se em alerta em Caia e Marromeu, mas com tendência de subida.

Na região sul, as bacias de Incomati, Limpopo e Maputo registam um aumento do volume de escoamentos sendo que o rio Maputo em Madubula atingiu o alerta na manha de hoje, estando a 0.15 metros do nível de alerta.

(RM/AIM)

 
http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=6474&z=98



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados