Baía de Pomene
Um convite ao paraíso
A baía de Pomene situa-se na Ponta da Barra Falsa. O seu farol de 1913 ainda está em funcionamento e é quem guia os barcos neste magnífico oceano. Porém, em 1962 não conseguiu impedir que o Berea tivesse aqui terminado os seus dias.
Pomene situa-se a Norte de Inhambane a cerca de 100 Km desta cidade. É dos destinos mais bonitos de Moçambique. No tempo colonial era uma das zonas de praia privilegiadas escolhida pelos portugueses para passar férias ou um fim-de-semana.
É ainda um daqueles redutos da natureza de difícil acesso. Aqui pode apreciar a natureza quase intocada pela mão humana.
Faz parte da Reserva de Pomene, criada em 1964 antesa da guerra colonial para protecção do estuário, mangais, dunas e vida marinha, incluindo tartarugas, dugongos, mantas e pássaros. São 200 Km2 de terra protegida e esta foi uma das razões porque tem consigo manter vivo este maravilhoso habitat.
A praia é boa para nadar e as rochas formam piscinas naturais. Quem goste de fazer “surf” na areia o sand surfing aqui pode viver essa experiência.
Aqui poderá fazer excursões ao longo do estuário e mangais. É um dos melhores locais para quem gosta de pesca e também pode fazer mergulho – tem 15 áreas de mergulho das quais se destacam Baixos da Silvia, Parede de Pomene e Coral da Zambia.
Além disso pode também fazer magníficas caminhadas para observação de pássaros e andar a cavalo.
Texto: Teresa Cotrim
Foto: Carlo Martins
Fonte: SAPO Viajar