Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Há quanto tempo não dá uma boa gargalhada?
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 31/12/2010 09:21

Trabalhar a nossa saúde com um sorriso.


Quem tem crianças ou já teve a oportunidade de estar junto delas sabe que riem centenas de vezes por dia. Os adultos, pelo contrário, riem muito menos. Até há quem pareça ter-se esquecido de como rir. Será o seu caso? Há quanto tempo não dá uma boa gargalhada? Daquelas fortes que trazem as lágrimas aos olhos e até deixam dores nos abdominais no dia a seguir?

Caso seja das pessoas que se esqueceram de como rir sugiro fortemente que reaprenda. Não digo isto apenas por ser agradável rir mas, principalmente, porque é das melhores coisas que pode fazer pelo seu bem-estar de uma forma integral.

A nível físico, quando rimos todo o nosso organismo é estimulado. Os músculos ficam mais relaxados e são libertadas hormonas que nos provocam uma sensação de bem-estar, algo tão importante de fazer hoje em dia, onde cada vez mais a maioria das pessoas sente, literalmente, o “peso nos ombros” que o stress lhes coloca. Está provado também que o riso faz baixar algumas hormonas prejudiciais ligadas à reacção de stress, como o cortisol, assim como aumentar vários elementos que reforçam o sistema imunitário. Assim, o riso faz realmente com que fiquemos mais fortes e resistentes a doenças, quase como que se o nosso organismo combatesse os agressores com um sorriso na cara.

Para quem não tem tempo de ir ao ginásio, o acto de rir poderá ser igualmente uma boa alternativa. Vários estudos apontam para o facto de alguns minutos de riso terem um contributo similar a muitos exercícios aeróbios, como o jogging, o remo ou a bicicleta.

Também em termos mentais o riso é fundamental. Para além do sentido de humor ser um sinal de inteligência, o acto de rir faz com que o cérebro fique mais oxigenado, o que leva a que consigamos ter uma maior clareza e capacidade de analisar e resolver os desafios com que somos confrontados.

A nível emocional contribui de forma fantástica para a libertação das emoções negativas, como a raiva e a tristeza, ajudando-nos a ficar mais equilibrados. É igualmente um óptimo catalisador social, ajudando-nos a comunicar mais eficazmente com outras pessoas e a reforçar laços com as mesmas. Nesse sentido, ria sempre que possível e procure estar em situações e/ou com pessoas que a façam rir.

Da mesma forma, também a nível laboral está provado que as empresas que promovem o riso tendem a ter melhores resultados do que empresas que não o fazem, razão pela qual ultimamente se tem assistido ao fenómeno de muitas empresas estarem a promover sessões de riso como actividades para os seus colaboradores.

Muitos mais benefícios existiam para escrever sobre o riso mas creio que o mais importante é: ria! Ria de si, ria com os outros (não dos outros) e ria das situações! Lembre-se que até na ocasião mais “negra” existe um lado positivo. Como se costuma dizer: “se daqui a 10 anos vai olhar para trás e rir desta situação, porque não o fazer já?”.

 

Vasco Gaspar
Psicólogo organizacional, formador e autor

 



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados