por Maria Espírito Santo, Publicado em 01 de Janeiro de 2011 | Actualizado há 16 horas
À noite tudo é bonito e eterno. Muita esperança e amor, abraços para aqui, beijinhos para ali, vai um copo, vão dois. Mas no dia seguinte é que são elas: entre dores de cabeça e indisposições, os males são variados. E porque o ano deve começar bem, damos- -lhe um manual de sobrevivência para festejos agressivos. Mas atenção: são apenas conselhos, sem garantia de total eficácia. Se não ficar bem, não nos responsabilizamos
01 Atenção à ordem: comer primeiro, beber depois
Quando a comida atrasa, há uma inevitável tentação de começar a encher o copo. Resista. Convém confortar o estômago antes de beber álcool.
02 Alimentação gordurosa
Comer fritos ou outras comidas gordurosas antes de começar a beber é uma boa dica. As gorduras forram o estômago de maneira que o álcool é absorvido mais lentamente.
03 Álcool sim, álcool não
É sempre boa ideia ter um copo de água ao lado da cerveja ou da vodka, para começar a hidratar o corpo. E se tem receio de ser apelidado de "menino", ponha gelo e confundir- -se-á com qualquer bebida branca.
04 Hidratar, hidratar, hidratar
Beber muita água é o principal conselho. No final da noite e logo de manhã. Afinal o organismo sofreu uma invasão enorme de álcool, que desidrata o corpo. Para repor os níveis de hidratação conte também com as bebidas energéticas, que ainda lhe dão o speed necessário para começar o dia.
05 O segredo está no mel
No dia seguinte aos festejos, mesmo que não tenha vontade de ver comida à frente, experimente esta combinação simples: torradas e mel. Está confirmado por cientistas que a fórmula tem potássio e sódio em força para acabar com os sintomas da ressaca. A frutose do mel ainda ajuda à desintoxicação do organismo.
06 Muita massa e fruta
Aposte em massas básicas com molho de tomate, por exemplo. Como o estômago ainda está muito sensível, convém não ingerir condimentos agressivos. A fruta também é indicada, já que contém água e frutose.
07 S.O.S medicamentos
Se nada disto resultar, dirija-se a uma farmácia. O famoso Guronsan contém cafeína – um estimulante – e glucoronamida, "que acelera a diminuição de álcool e toxinas", como confirma a farmacêutica Cátia Ramalhosa. A vitamina C é um antioxidante, um "tónico geral" para o corpo. Para as dores de cabeça pode tomar paracetamol ou ibuprofeno.
MITOS
"Dentada de cão cura-se com o pêlo do mesmo cão"
Essa dica que o primo do amigo ou que a colega da tia lhe deu não funciona. Beber álcool no dia da ressaca não lhe vai tirar as dores ou o incómodo. Pode aliviar por momentos, mas está só a adiar o inevitável: uma dor de cabeça que não lhe permite ver a luz do dia ou uma tarde de corpo derrubado sobre a sanita. Para evitar ou atenuar estes sintomas, atente às colunas da esquerda.
Café simples
Se é daquelas pessoas que não passam sem um café forte no dia de recuperação, fica a saber que não é a solução ideal. É bom para repor as energias mas logo que o seu efeito passa os sintomas da ressaca regressam também. O café pode ainda actuar como diurético, acentuando a desidratação.
Gordura pura não faz bem
O mito de que tomar uma colher de azeite antes de beber ajuda a forrar o estômago é não só mentira como completamente nojento. O melhor segredo é mesmo comer sólidos com fartura.
http://www.ionline.pt/conteudo/96228-manual-anti-ressaca-o-que-precisa-saber