UM PEQUENO MUNICÍPIO LANÇA UMA LICITAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEQUENA PONTE.
TRÊS CONSTRUTORAS SE CANDIDATARAM. UMA ALEMÃ, UMA FRANCESA E UMA BRASILEIRA.
O CHEFE DO MUNICÍPIO ABRIU A PROPOSTA DO ALEMÃO. ESPANTO! TRÊS MILHÕES DE REAIS PARA CONTRUIR UMA PONTECA? CHAMOU O ALEMÃO E FOI DIZENDO QUE ACHAVA QUE O VALOR ESTAVA SUPER FATURADO. O ALEMÃO EXPLICOU QUE NÃO. UM MILHÃO SERIA PARA A COMPRA DO MATERIAL, UM MILHÃO PARA AS DESPESAS DA CONSTRUÇÃO E UM MILHÃO SERIA O SEU LUCRO, POIS PRETENDIA APOSENTAR-SE.
VAMOS VER AS OUTRAS PRIMEIRO, DESPACHOU O ALEMÃO E CHAMOU O FRANCÊS. OHHH! SEIS MILHÕES? ESTÁ LOUCO? NÃO, NÃO. EU EXPLICO: SÃO DOIS MILHÕES PARA O MATERIAL, DOIS MILHÕES PARA O ANDAMENTO DAS OBRAS E DOIS MILHÕES PARA MIM. PRETENDO VOLTAR A PARIS E VIDA LÁ, ESTÁ CARA...
DESANIMADO, CHAMOU O BRASILEIRO. QUANDO ABRIU A PROPOSTA, FOI MUDANDO DE COR E QUASE TEVE UM TRECO. QUANDO SE ACALMOU DISSE: TU! UM HOMEM DA TERRA, TENS A CORAGEM DE ME APRESENTAR UMA PROPOSTA DE NOVE MILHÕES PARA FAZERES UMA PONTINHA DE CACA? NÃO TENS VERGONHA? CALMA CHEFE! OLHA: SÃO TRÊS MILHÕES PARA MIM, TRÊS MILHÕES PARA TI, E OS OUTROS TRÊS MILHÕES NÓS DAMOS PARA O ALEMÃO CONSTRUIR A PONTE.
USEM A IMAGINAÇÃO PARA SABER QUEM GANHOU A LICITAÇÃO...