A Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, em Almada, prolonga até 23 de Janeiro de 2011 a exposição “Novos Sonhos a Preto e Branco”, prestando assim a devida homenagem ao Mestre Malangatana e proporcionando oportunidade para visitar aquela que é de momento a única exposição individual patente no país, do artista moçambicano, falecido no dia 5 de Janeiro de 2011.
A exposição apresenta uma série de 15 desenhos inéditos, a par de seis pinturas sobre pedra mármore que integram um conjunto mais vasto, apenas mostrado duas vezes em Portugal.
Esta mostra decorre paralelamente à exposição “José Forjaz Arquitecto – Ideias e Projectos” que se debruça sobre a obra do Arquitecto José Forjaz, amigo de longa data de Malangatana.
No âmbito destas duas exposições, que neste se espaço se relacionam, foram editados dois catálogos que integram, respectivamente, textos de Ana Isabel Ribeiro, João Paulo Borges Coelho, José Forjaz , Lucien le Grange, Raul Hestnes Ferreira e Salvatore Dierna; e de Diana Andringa, Filomena André e Pancho Guedes.
Malangatana (1936-2011)
Malangatana nasceu a 6 de Junho de 1936 em Matalana, distrito de Marracuene (Moçambique). É um artista de dimensão plural, cujo percurso integra para além da pintura, o desenho, a aguarela, a gravura, a cerâmica, a tapeçaria e a escultura, mas também a dança, a música, a poesia e o teatro.