De: isaantunes (Mensaje original) |
Enviado: 01/02/2011 08:00 |
O moçambicano Carlos Litulo é o vencedor do Grande Prémio de Fotografia promovido conjuntamente pela União Africana e pela União Europeia.
O facto foi anunciado ontem, 30, na abertura da XVI cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização africana, que decorre na capital etíope, Adis-Abeba.
De acordo com os organizadores, no concurso participaram 200 profissionais de fotografia, provenientes de todos os países africanos, que para além de concorreram para o grande premio continental, disputaram também o prémio regional, destinado às grandes regiões geográficas do continente.
Com o título Beleza Africana, Litulo concorreu com um trabalho fotográfico que retrata o dia-a-dia dos moçambicanos, nomeadamente os esforços da população na procura de água nas suas comunidades e outras actividades sociais, como sendo por exemplo a prática desportiva pelas crianças nas zonas suburbanas.
Após tomar conhecimento da sua premiação, o laureado, que com a sua vitória recebeu um cheque no valor de três mil euros e diverso material mostrou-se surpreendido, mas ao mesmo tempo muito emocionado, declarando a jornalistas moçambicanos aqui presentes que dedica o prémio a todos os moçambicanos.
Segundo consta da sua biografia, exposta no hall do edifício da União Africana, que acolhe em Adis-Abeba, a conferência da UA, Carlos Litulo, que vive em Maputo, nasceu em 1979, sendo um repórter-fotográfico em regime de free-lance, dedicando as suas actividades sobretudo ao nível das agencias humanitárias.
Conforme apuramos, as suas fotografias foram já publicadas em vários jornais de prestigio mundial, como o britânico The Independent, o francês Le Monde e o espanhol El Pais, além de ter organizado exposições fotográficas na Holanda, Bélgica, África do sul e Zimbabwe, entre outros países.
|
|