07/02/2011
A Comunidade moçambicana residente em várias cidades portuguesas e Amigos de Moçambique em Portugal testemunharam este Sábado o lançamento do Ano Samora Machel, em homenagem ao primeiro Presidente de Moçambique.
Em Portugal, as cerimónias de lançamento de “2011 Ano Samora Machel” tiveram lugar nas cidades de Lisboa, a capital, e Porto, no Norte do país e inseriram-se no quadro do 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos, assinalado na Quinta-feira.
Várias actividades, incluindo Exposição Fotográfica e reflexões, em forma de palestras, sobre a Vida e Obra de Samora Machel, marcaram as cerimónias nas duas cidades.
No caso da capital portuguesa, para além de palestra e exibição de filmes, realizou-se visita a Praça em memória de Eduardo Mondlane, nos arredores de Lisboa,
Em Lisboa, a cerimónia foi dirigida pelo embaixador de Moçambique em Portugal, Miguel Mkaima, enquanto que no Porto foi orientada pelo Cônsul no Porto e Zona Norte, Carlos Manhiça.
Com vista a valorizar a sua figura e o seu legado, a nível nacional e internacional, o Governo moçambicano declarou 2011 ano Samora Machel.
Durante o ano 2011, deverão ser realizadas actividades de carácter político, económico, social, cultural, desportivo e outras com vista a homenagear e exaltar condignamente o herói nacional Samora Moisés Machel.
Assinala-se, no dia 19 de Outubro de 2011, o 25º aniversário da morte do saudoso presidente Samora Moisés Machel e de parte considerável da delegação que o acompanhava na queda do avião em que viajavam da Zâmbia para Maputo.
Em Moçambique, o lançamento solene do Ano Samora Machel coincidiu com as cerimónias centrais do 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos, em Xai-Xai, a capital da província meridional de Gaza.
(RM/AIM)
|