A receita secreta da bebida mais famosa do mundo já tinha sido publicada em 1979, mas só agora foi revelada ao público. Isto porque, até agora, ninguém tinha reparado que a imagem publicada no jornal "Atlanta Journal Constitution" continha os ingredientes da receita.
O programa de rádio norte-americano, This American Life, transmitido pela Chicago Public Radio, encontrou essa fotografia com a receita original de um litro de Coca-Cola na edição de 18 de Fevereiro de 1979 do jornal do estado de Atlanta, de onde o criador da bebida, John Stith Pemberton era natural .
A receita, criada pelo farmacêutico em 1885, era inicialmente de uma bebida alcóolica. Numa tentativa de lutar contra o seu vício, o farmacêutico fabricou a Pemberton's French Wine Coca, que mais tarde viria a ser criticada pelo nível de álcool. O segredo estava na folha de coca, cuja essência continua a ser usada na bebida: quando deixou de ser alcóolica, passou a chamar-se Coca-Cola.
E agora a receita revela os outros ingredientes secretos da bebida. A juntar à essência de folha de coca, usada já sem a componente activa da planta, existe o ingrediente secreto 7X, cuja composição é desconhecida para já. Entre os restantes ingredientes conta-se óleo de noz-moscada, néroli (óleo semelhante ao produzido da flor da laranjeira Bergamota), canela e coentros.
Receita original:
Extracto líquido de folha de coca: 11,07 mililitros (mL)
Ácido cítrico: 90 mL
Cafeína: 30mL
Açúcar: 30 (medida desconhecida)
Água: 9,46 L
Sumo de lima: 0,946 L
Baunilha: 28,35 gramas
Caramelo: 42,525 gramas (a quantidade pode ser maior para dar cor)
O sabor secreto 7X (usa-se 60mL do sabor 7X por 18,927L de xarope)
Álcool: 240 mL
Óleo de laranja: 20 gotas
Óleo de limão: 30 gotas
Óleo de noz-moscada: 10 gotas
Coentros: 5 gotas
Néroli (extracto de flor de um citrino "parente" da laranja): 10 gotas
Canela: 10 gotas