Um estudo recente efectuado pela GFK Metris revelou que na actual crise os portugueses reduziram o consumo praticamente a todos os níveis. A excepção foram os gastos em entretenimento que, pelo contrário, tenderam a aumentar. Uma forma de escape à crise. Mas nem sempre usufruir de um momento de lazer terá necessariamente de implicar gastar dinheiro. Neste campo, a internet pode ser uma ferramenta muito útil. Vários sites disponibilizam filmes, livros ou mesmo música de forma totalmente grátis e legal. Em muitos casos não pertencem ao top dos mais vendidos ou mais recentes, mas podem ajudá-lo a passar agradáveis momentos de lazer.
É o caso de algumas raridades cinematográficas que caíram em domínio público - ou seja, filmes sem direitos de autor ou cujos direitos já expiraram - e que estão disponíveis para ‘download' em sites na internet. No archive.org, por exemplo, pode navegar entre cerca de 400 mil filmes e vídeos gratuitos de diferentes estilos: comédia, terror, animação ou documentários. De animação e cartoons, existem mais de mil filmes, incluindo clássicos dos anos 30 e 40, mas a verdadeira mina é a secção de filmes de domínio público. Entre mais de 2.000 alternativas, pode visionar a versão do Hércules da década de 1950, bem como alguns filmes de Charlie Chaplin ou o Nosferatu de 1922. Mas existem mais opções online onde procurar filmes grátis, como o emol.org ou o youtube.com. No Vimeo.com também consegue assistir a curtas-metragens ou pequenos filmes experimentais. É, aliás, um dos locais escolhidos por pequenos cineastas ou mesmo alguns de referência para exibir alguns dos seus trabalhos.
Algumas das mais populares obras da literatura internacional também podem ser descarregadas para computadores ou impressos sem encargos além do gasto de papel e da tinta da impressora. Exemplo disso é o projecto Gutemberg, uma das mais antigas iniciativas da internet na área da digitalização de livros. Oferece mais de 33 mil títulos de obras literárias do domínio público. Cerca de 375 dos quais livros em formato electrónico em língua portuguesa de autores como Júlio Dinis, Eça de Queirós, Cesário Verde ou Camilo Castelo Branco. O volume III dos "Opúsculos" de Alexandre Herculano é a mais recente obra em português introduzida no projecto Gutemberg. Outro exemplo, é o Google books. Inclui a oferta de livros pagos mas também gratuitos nas situações em que não há lugar ao pagamento de direitos de autor. Feedbooks.com e manybooks.net são outras alternativas para buscas literárias gratuitas.
Também existem sites onde se pode fazer o ‘download' ou apenas escutar música. À semelhança do que se passa com os filmes, também o archive.org permite aceder gratuitamente a música clássica, electrónica ou rock. Já o museopen.org é uma biblioteca online que disponibiliza para download o som de clássicos como Mozart ou Chopin. Em qualquer destes sites as músicas que estão disponíveis são de domínio público. Mas existem outras alternativas para escutar música sem custos. Um dos sítios portugueses mais conhecidos é o myway.pt. Aí o utilizador pode ouvir rádios temáticas, por géneros e artistas ou construir Playlists. Outro exemplo, é o Music Box, que a PT acaba de lançar. Resulta de uma parceria com grandes editoras musicais do mundo, como a Universal Music ou Sony BMG, pelo que para os clientes com mensalidades superiores a 50 euros no Meo e clientes Sapo Adsl 24 Megas ou subscrevam determinados tarifários da TMN, este serviço de música é gratuito. Para além de poderem ouvir em ‘streaming', sem necessidade de fazer ‘download' dos ficheiros, os utilizadores poderão descarregar e guardar até dez canções por mês e reproduzi-las em qualquer dispositivo, porque essas músicas não têm protecção contra cópia.
Filmes
www.archive.org
www.emol.org
www.youtube.com
www.veoh.com
www.vimeo.com
Livros
www.gutemberg.org
books.google.com
www.feedbooks.com
www.manybooks.net
Música
www.archive.org
www.museopen.org
www.myway.pt
listen.grooveshark.com