A Google quer reduzir a quantidade de informação de 'baixa qualidade' que ainda aparece no seu motor de busca e alterou a fórmula de pesquisa.
Em entrevista ao Financial Times, Amit Singhal, engenheiro da Google, explicou que o objectivo da mudança na fórmula de pesquisa se prende com a necessidade de reduzir os sites de qualidade duvidosa que aparecem na primeira página dos resultados, quando se procura algo na página da Google.
Segundo aquele responsável, a empresa está preocupada com o facto de a primeira página de resultados, sobretudo em assuntos mais "obscuros", apresentar muitos sites de qualidade duvidosa.
No entanto, nota, "a qualidade dos sites é algo muito difícil de definir", disse Singhal, afirmando na mesma altura que apesar de tudo a Google conseguiu "fazer grandes avanços nos últimos meses".
Segundo o blogue oficial deste engenheiro, para avaliar os sites em questão a Google tomou em consideração a opinião dos utilizadores, bem como o facto de as páginas terem conteúdos copiados de outros sites, o "que não os torna úteis".
Com esta nova fórmula, a gigante norte-americana espera que este salto qualitativo se reflicta em cerca 12% da pesquisa, sublinhando que ele pode não ser tão notório nos temas mais banais e populares, mas que vai ser importante aquando das pesquisas sobre temas mais delicados.
Para já esta mudança ainda só vai ser notada nas pesquisas efectuadas a partir dos EUA, mas a Google conta estendê-la em breve ao resto do mundo.
http://economico.sapo.pt/noticias/pesquisa-do-google-e-alterada_112118.html