Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: Eficiência energética já é uma realidade em Moçambique
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: isaantunes  (message original) Envoyé: 14/03/2011 08:29

Eficiência energética já é uma realidade em Moçambique

13 de Março de 2011, 14:38

Tomar banho com água quente, mas aquecido pelo sol, iluminar o pátio através de lâmpadas recarregáveis com energia solar, são algumas das várias novidades que poderá encontrar a partir de agora, no Hotel Indy Congress Spa, em Maputo.

A ideia surgiu quando a empresa Self Energy ganhou o concurso de “transformar Moçambique, num utilizador massivo das energias renováveis”. Algo que despertou a atenção de algumas empresas e estâncias turísticas, que viram nas energias renováveis uma forma de melhorarem os seus serviços, no que diz respeito a eficácia. A preocupação com o meio ambiente e os custos baixos de energia, quando comparado com a energia eléctrica foram alguns dos factores que levaram a implementação deste projecto.

Na entrevista ao SAPO, um dos responsáveis pelo projecto da Self nergy, Miguel Matias, afirmou que Moçambique é um país com muita materia – prima no que diz respeito ao campo das energias renováveis, razão pela qual a aposta no país.

E, Apesar de alguns contrangementos inicias relacionados com a falta de equipamentos no mercado nacional – estes têm que ser importados da vizinha África do Sul - e de técnicos especializados na área, a experiência é positiva e os projectos em curso são para continuar, defende o responsável.

De acordo com Miguel Matias, apenas 20% da população moçambicana tem acesso a energia eléctrica, o melhor que se tem a fazer é apostar naquilo que  o país tem para oferecer nesta matéria.

O hotel Indy foi o primeiro projecto concluido pela Self Energy que conta hoje com cerca de 120 lâmpadas exteriores recarregáveis com o sistema térmico de energia solar, e quase todos os quartos usam água aquecida pelo mesmo sistema, tal como acontece com o restaurante e a lavandaria.

Fora do hotel, a empresa tem prevista a implementação de sistemas de energia solar em quase todo o país, desde escolas, hospitais, residências, vilas, condomínios e estâncias turísticas.

SP

SAPO Moçambique


 


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés