quarta-feira, 16 de Março de 2011
Europa aconselhada a controlar alimentos importados do Japão
As autoridades europeias recomendaram o controlo da radioatividade nos alimentos importados do Japão, onde a situação na central nuclear de Fukushima foi qualificada de «verdadeira catástrofe».
Um porta-voz da comissão europeia informou hoje que os Estados europeus foram aconselhados na terça-feira a procederem a controlos de radioatividade nos produtos alimentares provenientes do Japão.
A União Europeia (UE) deve ser de imediato informada caso sejam detetados níveis de contaminação radioativa superiores ao normal, precisou ainda o porta-voz, que revelou terem sido importadas em 2010 nove mil toneladas de frutas e legumes, e se referiu a uma «importação muito fraca» de produtos de pesca.
Em paralelo, o comissário europeu para a Energia, Gunther Oettinger, criticou o que definiu como uma atitude "pouco profissional" dos japoneses.
A forma como a crise está a ser gerida "e os meios improvisados com que trabalham os japoneses implicaram que corrigisse a grande opinião que tinha até ao momento sobre a competência dos engenheiros, da competência da técnica, da competência industrial, da perfeição e precisão" dos nipónicos.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=499995