Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Moçambicanos testemunham contra piratas
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 29/03/2011 12:34

 

“Caso Vega 5”

E o Ministério das Pescas garante que os moçambicanos poderão ser repatriados ainda esta semana, logo que o processo judicial terminar

O executivo moçambicano, através do Ministério das Pescas, diz que os 12 moçambicanos tripulantes do “Vega 5”, resgatados em meados de Março corrente, pela marinha de guerra indiana, estão a ser ouvidos num dos tribunais indianos, na qualidade de testemunhas, na sequência de um processo-crime, que o governo daquele país abriu contra os 61 piratas.

A justiça indiana acredita que os 12 moçambicanos poderão servir de boas fontes para dar informações importantes sobre os piratas, já que conviveram com eles.

Por seu turno, Victor Borges, ministro das Pescas, garante que depois do fim deste processo judicial, os 12 moçambicanos poderão regressar ao país ainda esta semana.

Em exclusivo ao nosso matutino, o titular da pasta das Pescas disse que ainda decorrem certos procedimentos legais para o seu repatriamento. De resto, Borges garante que os nossos compatriotas estão bem naquele país e que há um contacto permanente que o Governo, através do Ministério das Pescas, assim como a embaixada moçambicana naquele país, tem estado a fazer com vista a monitorar, de perto, o processo da sua estadia e posterior repatriamento.

Garantiu também que toda a assistência jurídica está garantida.

“Inclusive enviámos um advogado para lá”, explicou a fonte.

A Pescamar também enviou uma equipa com vista a monitorar de perto a situação. Mas o paradeiro dos outros sete moçambicanos continua incerto. Victor Borges diz que ainda não há desenvolvimentos sobre estes, portanto, continuam dados como desaparecidos.

Recorde-se que este caso começou quando, no dia 27 de Dezembro passado, um grupo composto por 24 pessoas, dentre eles 19 moçambicanos, que tripulavam a embarcação Vega 5, foi sequestrado por piratas somalis na costa do nosso país.

O resgate dos 12 moçambicanos e captura dos 61 piratas que estavam a bordo do “Vega 5” foi possível depois de uma embarcação denominada MV Vancouver Bridge - que se encontrava no mar arábico -, ter enviado um alerta a uma base da marinha de guerra indiana, referindo que a mesma estava sob ataque da embarcação moçambicana, o que resultou no envio de uma aeronave para a operação de captura dos piratas.

No momento do resgate, houve troca de tiros entre os piratas somalis e a marinha de guerra indiana. Na ocasião, a embarcação Vega 5 ardeu e os seus tripulantes atiraram-se ao mar, tendo os indianos conseguido resgatar 74 pessoas, das quais 61 piratas e 13 civis, 12 de nacionalidade moçambicana e um espanhol. Suspeita-se que os restantes sete moçambicanos tenham desaparecidos nesta operação

 

http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/13204-mocambicanos-testemunham-contra-piratas.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados