“As ligações de transporte aéreo em Tete também estão a melhorar, e desde o ano passado a área tem serviço directo para a África do Sul”, sublinha a EIU
O investimento na indústria de carvão, na província de Tete, noroeste de Moçambique, está a desencadear outros investimentos, na mesma região, sobretudo de transporte e infra-estruturas, levando a um “boom” económico, afirma a Economist Intelligence Unit (EIU).
“O investimento em transportes e outras infra-estruturas em Tete é simultaneamente causa e efeito de um `boom´ económico na região, resultante de milhões USD de investimento na emergente indústria mineira carbonífera de Moçambique”, afirma a EIU em recente relatório sobre a economia moçambicana.
Entre as empresas que estão a investir em carvão na região, sobretudo na bacia de Moatize, está a brasileira Vale, mas também a australiana Riversdale e, mais recentemente, a Beacon Hill Resources.
O corredor de Tete é um importante ponto logístico para Moçambique e para a região da África Austral, envolvendo o tráfego destinado ao Malawi, Zimbabwe e Zâmbia, e os investimentos em curso estão a reforçar o seu papel de plataforma.
“As ligações de transporte aéreo em Tete também estão a melhorar, e desde o ano passado a área tem serviço directo para a África do Sul”, sublinha a EIU. Em Janeiro, a transportadora aérea sul-africana aumentou em um voo a frequência das suas ligações à província de Tete.
Paralelamente, o Ministério das Obras Públicas e Habitação anunciou a construção de uma nova ponte sobre o rio Zambeze na cidade de Tete, que terá início ainda este ano.
Com um custo de 95 milhões de dólares norte-americanos, suportado pelo governo e doadores, a nova ponte estará concluída dentro de quatro anos, aliviando o tráfego da única ponte actualmente existente, ainda do tempo colonial. Espera-se que a ponte seja usada, principalmente, por veículos de transporte pesados, que hoje atravessam a ponte existente ao ritmo de 800 veículos por dia.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
http://opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/13484-investimento-na-industria-de-carvao-gera-boom-economico-na-provincia-de-tete.html