Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Governo brasileiro condecora escritor e académico Calane da Silva com a “Comenda
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 23/04/2011 00:24

21/04/2011

O escritor e académico Raul Calane da Silva foi condecorado ontem, em Maputo, com a Comenda da Ordem de Rio Branco, por ocasião do “Dia do Diplomata”. Raul Calane da Silva é actualmente director do Centro Cultural Brasil-Moçambique, sendo responsável pela dinamização das actividades culturais que nos últimos anos se assistem naquele local.

 

A condecoração a Calane da Silva foi conferida pelo Governo brasileiro, através da sua Embaixada em Maputo. Na ocasião foi igualmente agraciado com a mesma ordem o adido militar daquele país da América do Sul, em Moçambique, o Coronel Paulo Roberto Oliveira.

 

Calane da Silva foi jornalista profissional durante mais de 20 anos, trabalhando em jornais, semanários e televisão. Foi um dos fundadores e dirigente da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e da Associação Moçambicana da Língua Portuguesa (AMOLP). É membro fundador do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), órgão da CPLP.

 

Actualmente, é docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e de Didáctica da Literatura na Universidade Pedagógica de Moçambique e presidente do Centro de Estudos Brasileiros.

 

Da sua obra destacam-se títulos, como: Dos Meninos da Malanga (poesia), Xicandarinha na Lenha do Mundo (ficção-contos), Olhar Moçambique (obra de apresentação geral do país em 3 volumes ilustrados e organizados pelo Centro de Formação Fotográfica) e O Estiloso Craveirinha (obra de investigação linguístico-literária).

 

Entretanto, ainda hoje, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, a jovem escritora moçambicana Tânia Tomé apresenta o seu livro de poesia “Agarra-me o Sol por Trás e Outros Escritos e Melodias”. Igualmente hoje, se assistirá à abertura da exposição individual de artes plásticas, intitulada “Contos africanos”, da autoria da brasileira Lena Bergstein.

 

Os dois eventos ocorrerão na mesma data e no mesmo local, ou seja, no Salão-Galeria Portinari do CCBM. 

 

Tânia Tomé, conhecida no país pela sua “Showesia”, ou seja, recitais de poesia declamada e cantada a que junta também outras artes nos seus espectáculos, vai, desta vez, lançar uma obra poética da sua autoria e que foi editada no Brasil.

 

Lena Bergstein é uma artista plástica brasileira que está neste momento em Maputo, integrando um grande grupo de entidades daquele país falante da língua portuguesa, que é composto por psicólogos, cineastas, artistas plásticos que vêm partilhar experiências com os seus parceiros moçambicanos.




Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados