O sistema americano de antenas para captar eventuais mensagens extraterrestres suspendeu as suas actividades devido à falta de fundos, segundo o porta-voz do SETI (o centro americano dedicado à procura de inteligência extraterrestre).
O Allen Telescope Array (ATA), um telescópio com 42 grandes antenas receptoras de ondas de rádio, foi construído graças aos mais de 25 milhões de dólares doados pelo magnata informático e co-fundador da Microsoft, Paul Allen. Agora deverá cessar a sua actividade devido à falta de financiamento que tem diminuído com a actual crise económica.
“No final desta semana, o telescópio ATA entrará em hibernação devido à falta de financiamento necessário para o funcionamento dos radiotelescópios de Hat Creek, onde está localizado”, escreveu o director da SETI, Tom Pierson, numa carta destinada aos doadores privados no passado 22 de Abril.
Os telescópios para a procura de vida extraterrestre, localizados no norte da Califórnia, são uma iniciativa do Laboratório de Rádio Astronomia da Universidade de California-Berkeley e do SETI. Os seus responsáveis asseguram que os planos do futuro da instalação era examinar os 1235 exoplanetas detectados pela sonda Kepler da NASA.
“A entrada em hibernação significa que os computadores não estarão disponíveis para as observações de rotina, mas a sua manutenção está assegurada por duas equipas muito reduzidas”, seguia na carta.
A organização assegura que era necessária uma injecção extra de 5 milhões de dólares, embora a direcção do centro assegurar que ainda não conversaram com Allen sobre a possibilidade de ampliar o donativo inicial.
O telescópio Allen voltará a operar em 2013, quando uma nova ronda de donativos entrar em vigor. Estes ingressos irão garantir a actividade do telescópio até ao ano de 2018.
http://noticias.sapo.mz/vida/noticias/artigo/1151155.html