Destaques a 19 de Maio: Moçambique negoceia dívida de 30 milhões USD com Angola
19 de Maio de 2011, 09:24
O SAPO Moçambique fez uma ronda pelas bancas noticiosas e escolheu os temas que marcam a actualidade informativa no dia de hoje, 19 de Maio.
A Liga Europa é do FC Porto
Oito anos depois, os Dragões voltam a conquistar a Liga Europa. Em 2003, no ambiente quente de Sevilha, José Mourinho conquistava a primeira Taça UEFA (agora denominada Liga Europa) para o FC Porto ao bater o Celtic de Glasgow por 3-2.
A 18 de Maio de 2011, André Villas-Boas volta a levar o troféu mais pesado da UEFA para a cidade do Porto ao vencer o compatriota Sporting de Braga por 1-0.
André Villas-Boas sucede então a José Mourinho, este que foi um dos seus mestres, e oferece mais um título para os Dragões.
Olhanense segue internacional moçambicano
Eduardo Jumisse, internacional moçambicano poderá estar a um passo de assinar pela equipa do Olhanenes, escreve jornal 'O País', que cita fontes do jornal português A Bola.
O médio que já vem sendo seguido pelos responsáveis do clube do Olhão desde Janeiro, pode agora ingressar ao serviço do clube para a próxima época, isto se a FIFA não der razão a Liga Muçulmana, formação onde Jumisse jogou.
Mas de acordo com o presidente de Liga Muçulmana, Rafik Sidat, a notícia avançada pelo Jornal português A Bola “não constitui a verdade, pois Jumisse foi cedido ao Portimonense, e apenas 50% do seu passe foi pago, ficando o Portimonense nos devendo a outra parte. Nós já avançámos com todos os mecanismos junto à FIFA através da Federação Moçambicana de Futebol, e este caso irá conhecer o seu desfecho esta quinta-feira, dia 19”, frisou. “Portanto, temos um documento na nossa posse que de como a FIFA já notificou o Portimonense.
Moçambique negoceia dívida com Angola
As autoridades financeiras de Moçambique preparam para negociar o pagamento de uma divida de 30 milhões de USD a Angola. A dívida remota aos anos 80, segundo escreve o 'O País'.
A delegação moçambicana é chefiada pelo ministro das Finanças, Manuel Chang, e a ideia do Estado moçambicano consiste em pagar a dívida via activos ou investimentos que possui, como forma de reduzir o impacto da dívida pública nacional nos Cofres do Estado.
Governo criar reserva marinha
Segundo escreve 'O País', o Governo está a criar uma reserva marinha no posto administrativo da Ponta do Ouro, no distrito de Matutuíne. De acordo com o ministro do Turismo, Fernando Sumbana, trata-se da expansão da Reserva Especial de Maputo.
O projecto visa proteger, na zona costeira que vai da Ponta de Ouro até à Ilha de Inhaca, espécies marinhas em extinção e os que são alvo da pesca ilegal.
SAPO MZ
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1153497.html