O município da Matola, o maior parque industrial de Moçambique, aprovou, nos últimos oito meses, 50 projectos empresariais avaliados em 357 milhões de euros, que permitiram a criação de dois mil postos de trabalho.
O presidente do município da Matola, Arão Nhancale, disse que, desde finais do ano passado, as autoridades municipais daquela autarquia, localizada no sul do país, receberam várias propostas de investimentos, nomeadamente o projecto de construção de 10 mil casas para jovens e funcionários públicos, estimado em 143 milhões de euros.
Em oito meses, um investimento de 2,1 milhões de euros, de capitais luso-moçambicanos, permitiu a instalação de um parque industrial na zona do Língamo, e um projecto de uma unidade de produção de equipamentos de construção civil e mobiliário no valor de 11 milhões de euros.
No mês passado, a edilidade aprovou uma proposta empresarial de construção de um complexo composto por um hotel e centro comercial na zona da Machava, num investimento estimado em 1,7 milhões de euros.
O município da Matola aprovou ainda a concessão de uma área de 20 hectares no seu território foral, na zona da Machava, para construção daquela que deverá ser a maior unidade de produção da multinacional Coca Cola a nível da região austral de África.
Em breve, será também instalada uma fábrica de montagem de viaturas na Machava, garantiu o edil da Matola.
Arão Nhancale referiu-se ainda a pretensão do governo moçambicano em construir uma linha de ligação por metro entre as cidades de Maputo e Matola.
Falando no III Fórum Empresarial da Matola, realizado sexta-feira naquela cidade moçambicana, Arão Nhancale disse que o número de projectos aprovados "reflectem a crescente apetência do empresariado nacional e estrangeiro pelas excelentes condições que o município oferece como destino de negócios".
A autarquia da Matola, um território com 373 quilómetros quadrados de superfície, tem 766 mil habitantes, e até 2015 o número poderá atingir os 850 mil, um crescimento anual de 4,17%, segundo projecções do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.
http://www.oje.pt/noticias/africa/maior-parque-industrial-de-mocambique-aprova-50-projectos-no-valor-de-357-milhoes