foto GONCALO SANTOS/Arquivo |
!["América", último filme em que participou Raul Solnado, estreia hoje](http://www.jn.pt/Storage/JN/2011/medium/ng1537376.jpg) |
Raul Solnado morreu em Agosto de 2009 |
"América" assenta na exploração dos desgraçados pelos desgraçados. "Está toda a gente encalhada e desesperada à procura de uma saída, mas todos dependem uns dos outros", resumiu o realizador à Lusa, por alturas do festival de cinema IndieLisboa, onde o filme teve a primeira exibição.
Uma co-produção entre Portugal, Espanha, Brasil e Rússia, "América" é "um título irónico", porque "neste caso é a América dos pobres e dos desfavorecidos", explicou.
Filmado na Cova do Vapor, na Trafaria, o filme conta, entre os actores, com Fernando Luís, Chulpan Khamatova, Dinarte Branco, Cassiano Carneiro e Maria Barranco.
É também o último trabalho de Raul Solnado, que morreu em Agosto de 2009, antes de ver o filme pronto. "Trabalhar com o Raul foi uma experiência maravilhosa. Era um senhor, foi uma lição de talento, profissionalismo, humildade", descreve João Nuno Pinto, que dedica o filme a Solnado.
Desde o início que João Nuno Pinto achou que Solnado era o indicado para fazer de Melo, um falsificador à antiga, que quer fazer as coisas bem feitas e que representa "um Portugal que está a morrer" (a personagem é, aliás, assassinada por um toxicodependente no filme).
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1861926