Samora Machel será igualmente revivido em Maputo, com a realização no espaço “Fofoca”, do Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ), de uma série de actividades culturais para comemorar o Dia da Independência Nacional.
O programa será preenchido por uma exposição de arte moçambicana e africana, gastronomia, música tradicional e ligeira, além da exibição de um vídeo sobre a história de Samora Machel, em alusão à celebração do Ano Samora Machel.
Entretanto, em todo o país estão previstas várias actividades culturais para marcar a passagem desta efeméride de particular significado político e histórico na vida dos moçambicanos.
Em Xai-Xai, província de Gaza, o Grupo Xitende promove na noite de hoje mais uma sessão de poesia, cuja temática será a poesia de combate.
A semana alusiva às celebrações dos 36 anos da nossa independência nacional foi brindada por um festival de música denominado “Festival de Esperança”, que juntou músicos oriundos dos Estados Unidos da América e artistas locais através de diversas apresentações em escolas da cidade de Xai-Xai, no Bairro “Ndambine 2000”, na periferia da cidade de Xai-Xai, cujo objectivo principal era a disseminação de mensagens sobre a Sida.
O fim-de-semana, na capital do país, será igualmente marcado pelo fim do VIII edição do Festival do Teatro de Inverno, que decorre há sensivelmente um mês.
A sessão de encerramento terá lugar amanhã domingo no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), onde além da arte de representar serão exibidas outras manifestações culturais, casos de música, poesia e dança tradicional.
O músico Anaconda actua hoje na festa do aniversário da Ilha do Ibo, num espectáculo que se espera retire momentaneamente a monotonia que caracteriza a primeira capital provincial de Cabo Delgado.
O músico está em Cabo Delgado numa digressão de promoção do seu novo disco: “Voz do Povo”.
A jovem banda Nyacha será hoje o cartaz de um espectáculo musical no Jardim Bacalhau, na zona da Ponta Gêa, arredores da capital provincial de Sofala, inserido numa iniciativa do Conselho Municipal da Beira (CMB), denominada “Show de Bairro”, que visa promover artistas que procuram um lugar ao sol nesta área artística.
O espectáculo contará com a participação dos agrupamentos N’fite, Afrotonga, Mussodji e Muana N’Caia, os solistas João Sutho, Helena Macamo, entre outros.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1236450