![](http://multiply.com/mu/isaantunes/image/1/photos/upload/300x300/ThLbcAooCIMAACobkAU1/520086.gif?et=J3ehD3wOjvGcKlQCMyW7Aw&nmid=0)
Nasceu e vive em Maputo.
O seu primeiro CD a solo chama-se Vuka Africa , com 13 temas , dentre os quais contém também registos de temas a quando a sua integracao no Grupo RM, Orquestra Marrabenta Star de Moçambique e Amoya.
O gosto pelo canto começou aos 8 anos de idade, talento este que mais tarde desenvolveu na Igreja Metodista Unida quando integrou o grupo coral. Muito jovem participa em espectáculos organizados para descoberta de novos talentos, o que lhe abriu as portas e consolidou o seu lugar como cantora principal num dos melhores grupos o Hokolókwé com o qual efectuou várias digressoes por Mocambique.
Com o surgimento do projecto Orquestra Marrabenta Star de Moçambique em 1987, Mingas grava em 1988 para a etiqueta 'Piranha' duas faixas, 'Elisa Gomara Saia e 'A Va Sati va Lomu' canções lançadas em 1989 e 1996 respectivamente. É através destes números bastante divulgados pela Rádio Moçambique que Mingas ganha maior audiência nacional. Sua participação na 'Orquestra Marrabenta Star de Moçambique' como uma das cantoras principais foi brindada por digressões que incluiam Portugal, Cabo Verde, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia.
Ainda em Março de 1988, actua no Concerto 'Child Survival and Development Symposium' em Harare, Zimbwabwe, no mesmo palco com nomes como Miriam Makeba, Harry Belafonte, Hugh Massekela, Paul Simon, Manu Dibangu entre outros.
A integração da Mingas no Grupo RM em 1989 é um marco indelével na sua vida musical, tendo ganho notoriedade e espaço.
http://mbila.blogspot.com/2007/12/mingas-voz-de-ouro.html