Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
General: Uso da Internet altera capacidade de memorização
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 20/07/2011 11:15

Uso da Internet altera capacidade de memorização

18 de Julho de 2011, 13:13

Quando se sabe que determinadas informações estão disponíveis na rede, as pessoas tendem a não memorizar esses dados, revela um estudo norte-americano publicado na revista Science.

Pediu-se a um grupo de estudantes que escrevessem no computador um conjunto de informações. Mas antes, os investigadores informaram metade desses alunos de que o que iriam escrever ficaria guardado no computador, sendo que a outra metade foi informada de que os dados se perderiam. Depois desse exercício, foi-lhes pedido que reproduzissem as frases, de cabeça. Resultado: os que achavam que a informação se iria perder revelaram melhor memória, do que os que acreditavam que a informação estaria guardada.

Esta foi uma das várias experiências realizadas no âmbito do estudo “O Efeito Google na Memória: Consequências cognitivas de ter a informação na ponta dos dedos”.

Liderada por Betsy Sparrow, da Universidade de Columbia, a investigação sugere que a Internet actua como uma memória transitiva ou como um repositório externo de informação, tal como no caso dos casais de longa duração, em que estudos anteriores já revelaram que os ambos os membros confiam um no outro como um banco recíproco de informação.

“Eu não acho que o Google nos está a tornar estúpidos. Só estamos a alterar a forma como memorizamos as coisas”, conclui a investigadora responsável pelo estudo.

@SAPO

http://noticias.sapo.mz/tecnologia/noticias/artigo/1169025.html


Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2025 - Gabitos - Todos os direitos reservados