Maputo, 24 jul (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, começa hoje uma visita de dois dias a Moçambique, no âmbito de um périplo iniciado em Angola e que o levará ao Brasil e Peru.
Em Maputo, Paulo Portas vai manter conversações com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Balói, e avistar-se-á com elementos da comunidade portuguesa radicada em Moçambique.
Num quadro de relações sem obstáculos entre os dois países, na mesa dos contactos bilaterais deverá estar a data para realização da primeira cimeira luso-moçambicana, inicialmente marcada para Lisboa em março passado, mas adiada devido às eleições legislativas portuguesas.
A venda dos 15 por cento que o Estado português ainda detém na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), e que se comprometeu a alienar, em partes iguais, a uma empresa portuguesa e outra moçambicana, deverá ser outro dos temas das conversas entre os dois ministros.
A possível venda a um grupo moçambicano da posição maioritária da CGD no banco local BCI tem sido aventada em vários setores económicos e poderá conhecer um novo desenvolvimento no âmbito desta visita.
Paulo Portas parte na segunda-feira de Maputo para Brasília, para conversações com o Governo brasileiro.
LAS.
Lusa/Fim
http://noticias.sapo.mz/lusa/artigo/12840467.html