Uma foca, de origem sul-africana, apareceu no passado dia 15 de Julho, na praia do Xai-Xai. Trata-se de um animal adulto de sexo feminino com cerca de 50 quilogramas de peso e pouco mais de 1.10 metro de comprimento. O aparecimento do animal colheu de surpresa muita gente por se tratar de uma espécie que frequenta ambientes de baixas temperaturas.
Segundo informações prestadas por um elemento da comunidade local que encontrou o animal na praia tomando banho de sol, apresentava um estado de saúde bastante debilitado estando agora em franca recuperação, aguardando pela melhor oportunidade para retornar ao seu “habitat”.
A descoberta da foca, de nome científico “Arctocephalas pusillus”, foi imediatamente comunicada à Administração Marítima de Gaza.
Para cuidar do animal foi criada uma equipa multissectorial composta pelos membros da Administração Marítima, dos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia, Polícia de Protecção Costeira, do Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras, entre outras instituições.
De acordo com Henrique Balidy, do Centro de Desenvolvimento Sustentável para Zonas Costeira (CDS), a eventual razão que ditou a aparição do animal na praia do Xai-Xai são as temperaturas baixas que se registaram nas últimas três semanas em toda a região sul do país. Explicou que o “habitat” das focas é em águas frias e, em África, estas só podem ser encontradas na região do Cabo, na África do Sul e na Namíbia.
Conforme nos esclareceu Balidy, providências foram então tomadas para se garantir a sobrevivência do animal, tendo sido garantidos préstimos para esse efeito, pelos proprietários de uma estância turística, no Xai-Xai, que se prontificou a cuidar da foca até à sua total recuperação, e se aguardar pela melhor oportunidade para a sua posterior devolução ao seu ambiente natural.
A foca sul -africana tem uma cabeça grande, larga, com e um focinho pontiagudo. Os machos possuem coloração acastanhada. Ela cresce até pouco mais de dois metros, e pode pesar entre 200 a 360 quilogramas. As fêmeas ostentam, normalmente, um cinzento claro, com lateral escuro e partes da sua garganta clara. Desenvolve–se até 1 metro 70 centímetros, e pode pesar até 120 quilogramas em média. Os filhotes são pretos no nascimento, mas assumem posteriormente a cor cinzenta. Possuem uma capacidade de mergulho até uma profundidade de 600 metros.
Fonte: jornalnoticias.co.mz
http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=9551&z=98