Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
notcias: Encontradas bactérias nocivas na água das torneiras
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 09/08/2011 08:00

 

 

 

Consumo excessivo de antibióticos está na origem do problema, mas podem haver outros medicamentos que geram estas bactérias multi-resistentes.


Foram encontradas bactérias com resistência a antibióticos em água potável para uso humano e, também, em estações de tratamento de águas residuais (ETAR), já depois de tratamento.

A conclusão é de uma investigação da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto realizada em vários pontos do país. Os locais exactos não são revelados, mas considera-se que a situação é generalizada.

Os investigadores foram à procura de bactérias com resistência a antibióticos no ambiente e encontraram-nas em ETARs e em águas de torneiras, sobretudo, aquelas com pouco uso.


 
Jornalista Dora Pires: Detectadas bactérias em água potável
À Renascença, Célia Manaia, coordenadora deste estudo realizado a nível nacional, revelou que a situação é mais ou menos generalizada, tal como acontece noutros países europeus. Porém, admite existir algum risco para algumas pessoas que consumam esta água: “Podem desencadear resistência e ser um problema para indivíduos com algum tipo de imunossupressão, que estejam mais susceptíveis a uma infecção bacteriana. E, também, podem ser problemáticos, no sentido de poder passar essas mesmas resistências para outras bactérias - essas sim, que sejam de facto patogénicas para os humanos”.

A proximidade de hospitais nem sequer é a única pista para a presença das bactérias com resistência a antibióticos. “Estes não são só administrados a pacientes que estão internados, mas também em pacientes de ambulatório. E o uso excessivo de antibióticos pode não ser o único factor. Começa a haver a evidência que outros produtos farmacêuticos podem também ter um contributo importante”. A composição de alguns anti-inflamatórios pode ter o mesmo efeito.

Célia Manaia defende que as restrições ao uso de antibióticos é a melhor resposta a este problema, mas também passa por fazer um novo tratamento às águas que saem das estações de tratamento de águas residuais – algo, que por enquanto, só acontece nalgumas.

 

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=97&did=167945



Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2025 - Gabitos - Todos os direitos reservados