O número de automóveis a circular em todo o planeta superou um bilhão durante o ano passado, anunciou a revista da especialidade Ward, após pesquisa.
O número foi obtido a partir de estatísticas governamentais de registo de automóveis e inclui apenas automóveis ligeiros, comerciais, camiões e autocarros, deixando de fora veículos extra-pesados, utilizados apenas fora de estrada, como tractores, nem motocicletas.
A China lidera crescimento, tendo sido o maior responsável pelo crescimento do número de veículos circulantes, com um aumento de 27,5% em 2010, superando as 78 milhões de unidades.
O Brasil foi o país com maior crescimento no número de veículos registados depois da China, com mais de 2,5 milhões de carros no mercado, no ano passado. Por seu lado, a Índia apresentou o segundo maior crescimento relativo, 8,9%, atingindo uma frota de 20,8 milhões de unidades, contra 19,1 milhões em 2009.
No final do ano passado, havia um veículo para 6,75 habitantes. Os Estados Unidos têm o maior número relativo, com um carro para 1,3 pessoa, seguido pela Itália, com um carro por 1,45 habitante.
SAPO
http://noticias.sapo.mz/vida/noticias/artigo/1177960.html