Quem visitar a cidade de Washington nos próximos tempos vai puder ver o memorial de Martin Luther King depois de mais de vinte anos de planeamento.
O monumento será inaugurdo oficialmente no domingo numa cerimónia de homenagem que contou com a presença de milhares de pessoas vindas de todo o país. Há muitas pessoas que quierem fazer parte deste momento e é por isso que a abertura ao público será na segunda-feira. Segundo os testemunhos recolhidos pelo New York Times, ‘Eu quero fazer parte da história’, afirma William Wilson, um reformado federal, ‘Isto é a arquitectura do progresso’, acrescenta.
A dedicatória, inclui a presença do Presidente norte-americano, Barack Obama, coincide com o 48th aniversário do discurso ‘I have a dream’ dado no Lincoln Memorial. ‘Isto é importante para os afro-americanos’, afirma Jerome McNeil, que já fotografou o monumento com o seu neto, ‘Isto não é só uma estátua, é um símbolo do que nós podemos fazer se nos dedicarmos’.
Em 1996, o Congreso autorizou a construção do memorial e Alpha Phi Alpha, uma fraternidade afro-americana, organizou os fundos. Um escultor chinês, Lei Yixin, foi escolhido para criar a peça, enquanto que o arquitecto Ed Jackson Jr idealizou a estrutura. Os custos rondam os 120 mil dólares.
A inspiração para a criação do monumento foi o discurso de Martin Luther King, até porque na estátua, o pastor emerge de uma espécie de pedra da esperança. Alguns visitantes afirmam que não gostam do facto de Dr. King estar diante do Jefferson Memoril, e não do Lincoln Memorial.
Durante a apresentação do projecto na segunda-feira, dia 22 de Agosto, houve pessoas que preferiram focar a luta de Martin Luther King contra a pobreza e a injustiça em vez de olhar para as questões de raça.
@SAPO
http://noticias.sapo.mz/vida/noticias/artigo/1179549.html