Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Gradualmente: “Chapinhas” serão banidos do centro da cidade de Maputo
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 31/08/2011 09:13
Gradualmente: “Chapinhas” serão banidos do centro da cidade de Maputo

31/08/2011
chapas_benfica02.jpg
 

(A medida tem em vista acabar com “a confusão” no trânsito na capital do país)

 

Os mini-“buses” de transporte semicolectivo de passageiros, popularmente conhecidos por "Chapas 100", deixarão de circular no centro da cidade do Maputo, passando a servir apenas nas ligações entre as zonas de expansão e as grandes terminais nos arredores da capital moçambicana.

 

Segundo o jornal Notícias, citando João Matlombe, vereador dos Transportes e Trânsito na capital do país, a medida será implementada de forma gradual, esperando-se fazer o lançamento da medida logo que as duas futuras empresas municipais de transporte (resultado da extinção e divisão do património dos TPM) começarem a funcionar. 

 

A ideia é que o transporte de passageiros do centro da cidade do Maputo às principais terminais da capital e da Matola e vice-versa passe a ser feito somente por autocarros das duas empresas municipais e da FEMATRO.

 

O vereador explicou que nessa altura as autoridades vão indicar os primeiros corredores rodoviários a serem usados unicamente pelos autocarros e que os pequenos “chapa” serão reorientados para outras vias onde ainda for permitida a sua circulação.

 

Entre as vias que o município do Maputo pretende que os passageiros sejam unicamente transportados em autocarros destaque vai para as avenidas de Moçambique, Vladimir Lenine, Julius Nyerere, Acordos de Lusaka, Guerra Popular, 24 de Julho e Eduardo Mondlane, para além da Estrada Nacional Número Quatro.

 

Quando a medida for implementada na sua plenitude viaturas como Toyota Hiace só farão “chapa” do interior dos bairros para as grandes terminais, como por exemplo ligar Guava e Magoanine, Albazine e “Xikhelene”, Nkobe e Machava-Socimol, São Dâmasso e Patrice Lumumba, entre outras vias.

 

O vereador referiu ainda ao jornal Notícias, que o modelo já foi desenhado e analisado ao pormenor, faltando apenas a operacionalização das empresas municipais dos transportes para se avançar rumo à eliminação gradual dos “chapa” no centro da cidade.

 

João Matlombe assegurou que as futuras empresas municipais funcionarão com uma grande frota, sabendo-se desde já que para o caso da companhia do município do Maputo vai operar com 150 a 200 autocarros por dia, contra os 80 com que os TPM operam actualmente.

 

A medida visa, entre outras coisas, combater os congestionamentos, diminuir o número de veículos que circulam no centro da urbe e escoar os passageiros de um sentido para o outro com maior celeridade.


http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=9974&z=100


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados