Um novo estudo apresentado nos EUA revela que o tempo de reacção dos condutores duplica quando estão a enviar SMS ao mesmo tempo que controlam a viatura, diz o Sol.
A conclusão é de um estudo promovido pelo Texas Transportation Institute da Texas A&M University, que teve como objectivo analisar o envio de mensagens de texto em ambiente de condução.
Para tal foi analisado o comportamento de 42 automobilistas, com idades entre os 16 e os 54 anos, que foram monitorizados durante um percurso de cerca de 17 quilómetros.
Durante este percurso tinham de enviar e receber SMS ao mesmo tempo que tinham de estar concentrados na estrada.
O tempo de reacção era calculado pelos investigadores, que pediam aos condutores para pararem a viatura quando vissem uma luz amarela.
De acordo com os investigadores, o tempo de reacção duplicou quando os automobilistas estavam a enviar ou a receber uma mensagem no telemóvel.
Outra das conclusões do estudo indica que os condutores que enviam SMS ao volante têm mais probabilidade de não verem um sinal luminoso.
Citada pela agência Reuters uma das autoras do estudo, Christine Yager, considera que estas conclusões indicam que o envio ou recepção de SMS durante a condução «tornam o condutor menos capaz de responder a perigos repentinos na estrada».
A investigadora alerta ainda para o facto de que este tempo, que representa uma diferença de dois a três segundos, pode ser significativo sobretudo quando se conduz a uma velocidade mais alta.
SOL
http://noticias.sapo.mz/tecnologia/noticias/artigo/1191950.html