O Presidente da República, Armando Guebuza, inaugurou ontem, o Palácio da Justiça da Cidade de Tete, no centro do país, no âmbito da vistita de dois dias a Província de Tete. O Chefe de Estado, momentos após percorrer o edifício de três pisos, construído de raís, com fundos públicos na ordem de 117 milhões de Meticais, desafiou o Sistema de Justiça a responder de forma célere aos problemas que venham a surgir decorrentes do actual nível de desenvolvimento da Província de Tete.
Na verdade, o crescimento que a província de Tete está a registar induz o aumento do caudal de solicitações ao Sistema de Administração da Justiça, devendo estes ,prepararem-se para dar as necessárias respostas, de forma célere, disse Guebuza.
Na ocasião, Maria Benvinda Levy, Ministra da Justiça, recomendou a todas as instituições de Justiça que irão funcionar no referido edifício a conservarem o mesmo e tornarem o empreendimento num local de confiança. Levy fez saber que no Palácio da Justiça irão funcionar em simultâneo o Tribunal Judicial da Provícia de Tete, o Tribunal Judicial da Cidade de Tete, a Procuradoria Provincial da República, a Procuradoria da Cidade de Tete, a Direcção de Investigação Criminal da Província de Tete, o Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica e a Administração do Palácio.
O Palácio da Justiça de Tete congrega ainda uma sala de sessões, duas salas de julgamento, quatro salas para audições, um Cartório da Procuradoria da Cidade, entre outros.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
http://opais.sapo.mz/index.php/politica/63-politica/17641-tete-conta-com-um-palacio-da-justica.html