A peça (na imagem), numa edição limitada de 700 exemplares
Uma peça em porcelana inspirada na pintura "Encruzilhada de Culturas", do artista moçambicano Malangatana, foi lançada terça-feira em Lisboa, inserida na coleção "Artistas Contemporâneos", da empresa de porcelanas Vista Alegre, Portugal.
A peça em porcelana é o resultado de um projeto que Malangatana estava a realizar para a Vista Alegre desde 2010, mas que não conseguiu terminar, pois viria a falecer em janeiro deste ano, em Matosinhos, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.
A empresa explicou em comunicado que decidiu dar continuidade ao projeto para "homenagear postumamente a memória e o legado do artista moçambicano e o seu papel marcante no encontro entre as culturas portuguesa e africana", com o lançamento da peça de porcelana "Encruzilhada de Culturas".
A peça, numa edição limitada de 700 exemplares, é inspirada na tela homónima de Malangatana, datada de 1987, cujo original se encontra na Galeria Museu Hlyoasi, em Maputo.
"Encruzilhada de Culturas" é a sétima peça da coleção "Artistas Contemporâneos Portugueses" da Vista Alegre, depois de, em julho deste ano, ter sido lançada "Copacabana", da autoria do pintor Nadir Afonso.
O projeto foi lançado em 2008 pela empresa centenária de porcelanas com o objetivo de criar peças assinadas por artistas nacionais e estrangeiros, consagrados e emergentes.
As anteriores peças foram assinadas por Eduardo Nery, Manuel João Vieira, Pedro Calapez, Joana Vasconcelos e Oscar Mariné (Prémio Design Espanha 2010).
Malangatana Valente Ngwenya nasceu a 06 de junho de 1936 em Matalana, na periferia de Maputo, capital de Moçambique. Foi pastor, agricultor, aprendiz de curandeiro e apanha-bolas num clube de ténis.