“Nacala está a desenvolver-se a olhos vistos, mercê do investimento que está a ser feito por empresas que se instalam em Nacala Porto no âmbito do GAZEDA”.
Nacala Porto recebeu entre Setembro de 2010 e Novembro passado cerca de 395 milhões de dólares norte-americanos de investimentos em diferentes empresas, no âmbito do Gabinete de Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA).
O presidente do Conselho Municipal de Nacala Porto, Chale Ossufo, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), diz que o investimento foi feito por 39 empresas que se estão a instalar naquela cidade, no contexto do Gazeda, uma iniciativa governamental destinada a acelerar o desenvolvimento da região. Trata-se de um investimento que tem vindo a contribuir, significativamente, para o desenvolvimento daquela região da província de Nampula, no norte de Moçambique, segundo refere Chale Ossufo. “Nacala está a desenvolver-se a olhos vistos, mercê do investimento que está a ser feito por empresas que se instalam em Nacala Porto no âmbito do GAZEDA”, considerou o edil daquela cidade, onde se localiza um dos principais portos naturais de águas profundas da zona austral de África.
Chale Ossufo referiu ainda que a instalação do Gabinete de Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado em Nacala Porto “constitui um chamariz para as empresas, porque reduz a pressão fiscal sobre os investidores”.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»