![](http://multiply.com/mu/isaantunes/image/EpVc3SRFvkOSGnIGF2O9Xg/photos/1M/300x300/571/arroz-01x12x625x230.jpg?et=55dTE7hxs7ah9bLmHafuWg&nmid=0)
Zambézia produz entre 80 e 90 mil toneladas de arroz por ano
Visando aumentar a produção.
A JICA está também a testar variedades de arroz em Mocuba, na Zambézia, Limpopo, em Gaza, Umbeluzi, em Maputo e Ita, com o apoio do Instituto de Investigação Agronómica de Moçambique.
A Agência Japonesa de Cooperação Internacional, JICA, está a testar dez variedades de arroz no regadio de munda-munda, distrito da Maganja da Costa, na província da Zambézia. A medida visa aumentar a produtividade daquela cultura, das actuais 2.8 para oito toneladas por hectare.
Ainda no regadio de munda-munda, está em curso um projecto financiado pelos governos moçambicano e japonês, visando a transferência de tecnologias melhoradas de produção de arroz vietnamita para os produtores do sector familiar do baixo licungo.
No entanto, o chefe do projecto de testagem de variedades de arroz, Masato Tamura, disse ao primeiro-ministro, Aires Ali, - que se deslocou a munda-munda para se inteirar dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos – que a produção agrícola carece de mecanização para se industrializar, sendo que o Governo deve disponibilizar apoio nesse sentido.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»