Quem costuma ir a Bilene no final do ano sabe que pode ser um desafio. Horas no trânsito, fila de carros que nunca mais acaba, falta de espaço na praia para estender a esteira. Tudo isto é uma realidade. Mas para quem lá vai para se divertir e encontrar velhos amigos, nada disto interessa, pois o bom de tudo, é que no final das contas até chega a ser divertido.
Mas nem tudo é confusão. Existe um lugar único nas terras dos machanganas, um espaço ainda por descobrir e com muito por onde explorar. Estamos a falar de Mahelane.
Mahelane é uma "ilha" junto a Bilene onde os habitantes ainda preservam os seus valores e costumes. Apesar do interesse dos sul-africanos em construir hotéis e lodges, os nativos daquela localidade não se iludem com as novidades que vêm de fora.
Não se sabe ao certo quantos habitantes existem naquele "mundo", mas uma coisa é certa, eles vivem todos entre família e conhecem-se todos.
A pequena comunidade vive ainda hoje da pesca e da agricultura, apesar de passarem o ano todo a rezar por uns pingos de chuva. Um desejo que demora a chegar, mas apesar disso são pessoas felizes e bem-humoradas.
Um dos factos curiosos daquela região é que os mais velhos pouco conhecem a medicina convencional e até hoje usam medicamentos à base de ervas e raízes por eles cultivados e que lhes foram passados de geração para geração.
Para quem gosta de fugir do stress da praia de Bilene, Mahelane é sem dúvidas um lugar calmo e sossegado para passar um fim-de-semana prolongado ou umas férias no único lugar de turismo existente naquela "Ilha" - Mahelane Lodge.
Se já tiver atravessado o mar, pode ainda aproveitar para dar a volta e ir ver de perto o Oceano Índico.
De Bilene até o local onde vive a comunidade são 15 minutos de barco. Se preferir pernoitar no Mahelane Lodge a viagem é mais curta, de apenas 5 minutos.
Bilene faz parte da província de Gaza, são uns 194 km até Macia e mais 33 km até à vila e praia de Bilene.
Sílvia Panguane
http://viajar.sapo.mz/descobrir/artigo/938