O governo moçambicano pretende construir uma nova linha de transmissão de energia elétrica ligando as regiões centro e norte do país, para satisfazer as exigências dos novos projetos de exploração de recursos minerais.
O diretor nacional de Energia de Moçambique, Pascoal Bacela, disse que o governo aguarda os resultados do estudo de viabilidade para decidir sobre a construção da nova linha, que deverá seguir o trajeto Caia-Nampula-Nacala, no centro e norte.
A outra alternativa poderá ser a rota Tete-Nampula-Nacala, assinalou Pascoal Bacela, citado pelo jornal Notícias.
As autoridades estão igualmente a levar a cabo um projeto de energia elétrica, que ligará a região norte de Moçambique ao Malaui e à rede elétrica da África austral.
"A nossa felicidade como país é podermos contar com elevado potencial hidroelétrico e recursos como o carvão e hidrocarbonetos e o gás natural, que nos permitem também a produção de energia, para além das energias renováveis. Isto oferece ao país melhores condições para a existência de um sector de energia que pode responder de forma segura, eficaz e duradoura às exigências do desenvolvimento económico e social", disse Pascoal Bacela.
http://www.oje.pt//noticias/africa/mocambique-quer-construir-linha-de-electricidade-ligando-o-centro-e-o-norte