EVITE SEMPRE O ESTRESSE, RELAXE.
Por que é errado: É possível usar o estresse emocional a seu favor - em sua fase inicial, ele dá energia, vigor e força.Bruce McEwen, neurocientista da Universidade de Rockefeller, em Nova York, vai até além em seu livro O Fim do Estresse Como Nós o Conhecemos: diz que o estresse é fundamental para nossa sobrevivência, porque o cérebro precisa dele para reagir ao perigo, tomar decisões mais rápidas e potencializar sua capacidade de superar um problema. O que é negativo é o excesso de estresse. E aí é mais eficiente tentar dosar suas forças e conhecer seus limites.
VOCÊ ESTÁ ESTRESSADO PORQUE TRABALHA MUITO
Por que é errado: O culpado, na maioria das vezes não é o trabalho em si, mas os fatores agregados a ele, como o clima da organização, as relações com as pessoas e a má chefia.
VOCÊ É ESTRESSADO PORQUE QUER. BASTA SER MAIS POSITIVO.
Por que é errado: Pode ser verdado em parte, pois o nosso modo de interpretar problemas e desafios determina como reagimos a eles. Mas há situações que ultrapassam a vontade própria, como a sobrecarga real de trabalho, a morte de alguém querido, um chefe que pratique assédio moral ou uma grande perda financeira.
REPIRE FUNDO QUE PASSA.
Por que é errado: É um paliativo. Ficar só respirando fundo não invalida o causador da ansiedade. É importante não fugir do cerne do problema, avaliar por que o surto de raiva ou angústia acontece e agir contra isso.
VOCÊ PODE CURAR O ESTRESSE COM EXERCÍCIOS.
Por que é errado: Exercíciosa físicos ajudam muito na hora, porque liberam dopamina, que dá sensação de bem-estar. Mas a causa do estresse permanece e é ela que deve ser atacada.
BEBA PARA ESQUECER AS PREOCUPAÇÕES.
Por que é errado: Beber é uma tática ruim para lidar com as tensões. Passada a bebedeira, o problema continua - fora os efeitos negativos no organismo e nas relações interpessoais.
PARE DE SE PREOCUPAR.
Por que é errado: Dependendo da situação, aconselhar a pessoa "a esquecer o problema" em vez de resolvê-lo pode piorar as coisas. Mas confiar em si mesmo frente a situações administráveis é um bom conselho.
VOCÊ DEVERIA TOMAR UM REMÉDIO ANTES QUE O ESTRESSE PIORE.
Por que é errado: Não há remédio para o estresse em si, porque sua base é emocional. Medicamentos só devem ser usados por recomendação médica, como em casos de depressão, ansiedade excessiva, pânico etc.
Fonte: Marília Novaes Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS) e do Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress (LEPS) da PUC - Campinas/SP