A Easyjet inaugura a 31 de Março uma nova rota, que ligará o Porto à cidade “cor-de-rosa” de Toulouse — o tijolo típico das suas construções e a flor da cidade, a violeta valeram-lhe o epíteto —, e, a pensar em atrair o maior número de turistas portugueses possível, o Turismo de Toulouse apresentou, esta quarta-feira, no Hotel Infante de Sagres, o destino — no mesmo encontro, foi dada a conhecer a região de Aveyron.
A capital da região dos Médios-Pirenéus é a quarta cidade e a quinta área urbana de França. Fica a 110 Km das estncias de esqui dos Pirinéus e a 150 Km do Mar Mediterrneo e a 250 Km do oceano Atlntico. É uma cidade jovem, com muitos estudantes, e com eventos a acontecer todo o ano.
Eventos non-stop todo o ano
O Carnaval de Toulouse, que já não se celebra na cidade desde 1987, acontece a 21 de Março. E de 13 a 17 de Junho, decorre o Festival Rio Loco, um evento de 5 dias de concertos e arte que este ano tem como tema a Lusofonia. Artistas “de Portugal, Angola, Cabo Verde e Brasil serão os convidados de honra” desta edição, avançou Mélissa Butteli, responsável pelas relações com a imprensa do Turismo de Toulouse durante o encontro desta quarta-feira.
No mesmo mês, decorrerá o Festival, que junta concertos, encontros de rugby e outros jogos. E durante todo o ano de 2012, Toulouse comemora o Ano Garonne, com exposições ao ar livre ao longo dos seus cursos de água no pátio do Capitólio ou no seio do Museu de História Natural, e cruzamentos com festivais como o ‘Loco’.
“Janeiro é o único mês em que não é aconselhável ir a Toulouse. E apenas porque faz frio”, brinca Mélissa Buttelli, acrescentando que, desde há um mês, os turistas podem descarregar no site do Turismo de Toulouse (que a partir de Março terá uma nova versão), gratuitamente, uma brochura onde lhes são propostas 5 novos percursos para descobrir a cidade a pé ou de bicicleta.
Happy hours, parques e ciclovias
Os edifícios em Toulouse são tipicamente em tijolo. Foto: DR
Toulouse, que também é conhecida por “cidade azul”, à conta de uma técnica antiga de fabrico de um pigmento para pintar desde tecidos a fachadas de edifícios — o pigmento artesanal, feito a partir de uma planta que existe em Toulouse, deixa as superfícies amarelas, que, depois, em contacto com o oxigénio ficam azuis —, é uma cidade “activa e borbulhante”, onde se instalou a moda do copo à saída do trabalho e da happy hours, onde há numerosos parques e jardins e ciclovias “que vão dar ao centro” da urbe.
Por essa razão, esta cidade “moderna e cosmopolita” pode ser visitada facilmente a pé ou de bicicleta, mas também de barco. O rio Garonne corre em pleno coração da cidade. E no canal do Midi, um canal artificial que atravessa a cidade e liga o mar Mediterrneo ao oceano Atlntico — e, por isso, também conhecido como o Canal dos 2 Mares — e que está classificado pela UNESCO como património mundial da humanidade, há barcaças onde é possível almoçar e até dormir.
“De terça a domingo, é possível encontrar em Toulouse um mercado diferente todos os dias, desde mercados de arte a mercados de produtos frescos, passando por uma feira da ladra”, refere Mélissa Burrelli. Um desses mercados, o mercado Vitor Hugo, faz 120 anos em 2012.
Ao fim-de-semana, os hotéis costumam ter tarifas mais económicas, porque Toulouse é também um destino de negócios, o que torna a cidade ainda mais atractiva para uma estadia curta ate àa proxima
Sso Percheiro