Arcélio e Eugénia foram os grandes vencedores do segundo campeonato internacional de kizomba realizado em Maputo. Dois estilos de dança, um deles ‘freestyle’, valeram-lhes o primeiro lugar.
Passavam poucos minutos da hora marcada e o nervosismo começava a tomar conta dos candidatos. A primeira música foi escolhida pelos organizadores e a segunda pelos candidatos algo que surpreendeu o júri pela capacidade de improviso e performance. O Cineteatro Gilberto Mendes foi pequeno para acolher tantos convidados.
Eugénia estava nervosa, mas confessou: ‘Há 30 anos que danço e sentia-me preparada e confiante para ganhar’. Por outro lado, o seu par mal conseguia descrever a emoção de ter ficado em primeiro lugar. Uma vitória que garante o passaporte para participarem no campeonato internacional de Kizomba África a Dançar, que se realiza nos dias 27, 28 e 29 de Abril, em Portugal.
Os outros pares, apesar de não terem ganho, ficaram felizes pelo par vencedor uma vez que estes irão representar Moçambique em Portugal.
Recorde-se que, no ano passado e pela primeira vez, Moçambique se destacou entre os vários concorrentes que participavam no África a Dançar, ao conquistar o primeiro lugar do concurso. João e Eunice, foram os grandes vencedores da edição de 2011 e trouxeram para casa um dos prémios mais cobiçados pelos amantes de ritmos africanos, em especial o Kizomba.
Para a professora Sara Espírito Santos, responsável pelo sucesso do par moçambicano do ano passado, o par vencedor deste ano foi o que mais se destacou na noite, apesar de vários protestos que surgiram durante a premiação.
‘Não foi fácil escolher o vencedor, uma vez que houve vários pares que mereciam o primeiro lugar, mas a soma dos pontos é que ditaram o par vencedor’, revelou Sara Espírito Santos.
Arcélio e Eugénia têm um mês para se prepararem para o evento em Portugal, mas estão confiantes que irão fazer ‘uma boa prestação’. ' Vamos levar muita vontade e muita alegria e vamos fazer de tudo para bem representar Moçambique’.
O evento contou com várias apresentações de dança, entre eles os grupos Associação Cultural Wuchene, Capoeira Bloco Moz e a actuação do músico Valdemiro José, padrinho do evento.
http://noticias.sapo.mz/vida/noticias/artigo/1231578.html