Com camiseta azul e faixa para marcar o dia mundial de conscientização do autismo, celebrado nesta segunda-feira (2), a AMA (Associação de pais e amigos dos autistas) está realizando um pedágio, com distribuição de panfletos informativos.
De acordo com a presidente da AMA, Laurenice Rodrigues Pagot, a data é importante para divulgar o autismo. “Porque tem pai, mãe, vizinho, que não sabem e por isso precisamos conscientizar”.
Laurenice destacou que é fundamental estar atento às características. “às vezes ela parece ser surda, porque você chama e ela não responde”, explicou.
A presidente da AMA lembrou que há dez anos ninguém sabia o que era o autismo. “E as pessoas podem ajudar. Seja como voluntário, ou patrocinadores. Não precisa ser parente de autista para ajudar”.
Experiência
Laurenice tem um filho de 13 anos que é autista. “Ele é o caçula e se desenvolveu normal até um ano e oito meses. Depois apresentou características e nós começamos a investigas”, contou.
Segundo Laurenice, nesta época a associação era pequena. “Hoje atendemos 74 crianças e temos capacidade para 100. E, temos 20 crianças na fila de espera, sendo avaliadas para integrar”, informou.
Ações
Além do pedágio, que continua até às 17 horas, a AMA realiza às 19 horas, na Assembleia Legislativa, uma solenidade de entrega de certificados às pessoas que de alguma forma contribuíram com a associação.
E, no próximo dia 26, aniversário da associação, será o lançamento do site da instituição.
Associação
A AMA completa 22 anos e sua missão é a educação especial para portadores de transtorno autista. Com este trabalho a associação contribui para aliviar o isolamento das famílias.
Sem fins lucrativos, a associação é a única em Campo Grande a prestar este tipo de serviço, dando assistência e incentivando pesquisas de estudos sobre os portadores de transtorno invasivos do desenvolvimento e psicose infantil.
O trabalho na AMA é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que conta com pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.
Autismo
O autismo é uma inadequacidade do desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida.
A incapacidade aparece normalmente nos três primeiros anos de vida e é mais comum entre meninos.