O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, morreu na quinta-feira, vítima de ataque cardíaco, de acordo com agências internacionais. A notícia ainda não foi confirmada oficialmente.
Mutharika foi evacuado ontem à tarde para África do Sul, onde deveria receber tratamentos médicos.
“Sabemos que ele morreu e infelizmente morreu num hospital local, pobre, com o qual nunca se preocupou – sem medicamentos, sem electricidade”, disse o empresário Chimwemwe Phiri, entrevistado pela Reuters, citada pelo jornal português Público.
O jornal malawiano “Nyasa Times”, citado pela agência de notícias de Moçambique AIM, escreve que Mutharika foi evacuado para África do Sul quando já estava “clinicamente morto”.
“Aparentemente, os médicos tentaram ressuscitá-lo quando ele chegou ao Hospital em coma”, escreve a publicação do Malawi, acrescentando que durante a reunião de emergência realizada na residência do ministro da Energia, Goodall Gondwe, em Lilongwe, foi tomada a decisão de evacuar Mutharika para África do Sul.
No poder desde 2004, Bingu wa Mutharika, 78 anos de idade, geriu um país que enfrentava diversas crises nos últimos anos, num clima de greves e contestação, onde as confissões religiosas exigiam a sua demissão imediata.
http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1234247.html
lista dos presidentes do Malawi: